Governo federal anuncia que incentivo financeiro pago a agentes de saúde será de R$ 1.550


No cenário de pandemia e da crise econômica existente no país, uma boa notícia para os agentes comunitários de saúde. Foi definido em R$ 1.550 o valor do incentivo financeiro a ser pago mensalmente pelo governo federal a esses profissionais. O Ministério da Saúde é o responsável pela mudança.

O novo valor, que é pago a título de custeio a esses profissionais, está registrado em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (8).

O documento determina que no último trimestre de cada ano será feita a transferência de uma parcela extra, calculada com base no número de agentes comunitários de saúde registrados no cadastro de equipes e profissionais do sistema de informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente.

Os agentes comunitários de saúde, popularmente conhecidos pela sigla ACS, possuem um papel preventivo no que se refere à família, sendo responsável central na relação e ligação entre os domicílios, as unidades básicas de saúde (UBS) e a comunidade. Além disso, atuam também em espaços comunitários, promovendo a prevenção de doenças e a saúde, desenvolvendo, junto à população, ações de empreendedorismo.