Skip links

Igreja da Penha merece uma visita

 

Penha56

O Rio de Janeiro possui muitos locais considerados “cartões postais”. Um deles é a Igreja Nossa Senhora da Penha de França ou, simplesmente, Igreja da Penha como é mais conhecida. O santuário está localizado no bairro da Penha, Zona Norte da cidade Maravilhosa e atrai milhares de pessoas durante o ano.

Construída no alto de uma pedra, em 1728, a igreja é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou até mesmo de joelhos. O Santuário possui também um funicular (carro de cabos que circula sobre trilho), recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente.

Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos e de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.

A basílica tem recebido muitas melhorias. No pátio foram construídos novos banheiros; e uma Concha Acústica dotada de ótima estrutura para eventos culturais, numa área para 30 mil pessoas

No dia 16 de junho de 2016, o Papa Francisco, atendendo aos pedidos do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, elevou o Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha à categoria de Basílica Menor. (Fotos: Marcelo Carvalho)