Skip links

Itabuna: III Semana da Juventude visa engajar público jovem contra o novo coronavírus

“Conectados contra o coronavírus” – esse é o tema escolhido pela Divisão da Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social para a realização da III Semana da Juventude de Itabuna, que será realizada com programação de 17 a 22 de agosto. Assim como acontece desde 2018, quanto foi realizada a primeira edição, a Semana da Juventude pretende reunir um conjunto de ações e iniciativas das secretarias do governo municipal e entidades públicas e privadas que lidam com a população jovem. Por conta da pandemia, as ações serão de caráter educativo, sem realização de eventos públicos.

Pautando os desafios na conscientização dos jovens durante esse momento sensível da pandemia, o evento vai abordar regras básicas de isolamento social e higiene para o público de 15 a 19 anos. Para a Secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, a semana da Juventude é uma oportunidade de reforçar o engajamento social e as medidas preventivas com um público que pode ser vetor do vírus. “Nosso objetivo é reforçar para esse público, a importância de agir com responsabilidade, evitando fazer reuniões entre amigos em casa, e atividades não necessariamente isoladas”, comentou.

Segundo o coordenador da Divisão da Juventude, Diêgo Raniery, os jovens possuem um papel fundamental no combate ao novo coronavírus, pois por acreditarem não serem grupo de risco, podem favorecer a disseminação mais rápida do vírus. A primeira medida é uma campanha de conscientização da necessidade de quarentena e isolamento social voluntário, com o intuito de incentivar o afastamento dos grupos de amigos e a não visitar os avós e demais pessoas idosas.

Na programação, está prevista a realização de uma live no Teatro Candinha Doria, reforçando os 30 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Juventude. Outra ação da Semana da Juventude será a divulgação de cursos e oportunidades disponíveis aos jovens neste período de isolamento social, além de cursos gratuitos online. Também será reforçado o “Desafio Solidário”, iniciativa que estimula os jovens a ajudarem pessoas do grupo de risco, indo às ruas por elas e evitando que saiam de casa.

Além disso, os programas da Secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS, estarão na linha de frente com os jovens dos bairros e comunidades de Itabuna, ajudando nas dicas e orientações sobre como prevenir a transmissão do vírus com hábitos de higiene e de distanciamento social.