Ilha de Itaparica ganha sistema de videomonitoramento policial
Moradores e turistas que frequentam as praias do município de Itaparica passaram a dispor de mais uma ferramenta para melhorar a segurança do local, com a implantação do sistema de videomonitoramento. No total, 15 câmeras foram espalhadas na cidade em pontos estratégicos.
As imagens são monitoradas, 24 horas por dia, por policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (Vera Cruz). Com a inauguração do Centro de Operações e Inteligência de Segurança, na próxima semana, as imagens também serão acompanhadas de Salvador.
De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP, tenente-coronel Marcos Oliveira, o investimento em tecnologia em Itaparica faz parte do projeto de monitoramento implantado em todo o estado. “No total foram aplicados R$ 800 mil em tecnologia que garantirá respostas mais rápidas do patrulhamento ostensivo para qualquer tipo de atitude criminosa”, explicou Oliveira. Ainda segundo ele, as imagens auxiliam também a Polícia Civil na investigação de crimes.
A tecnologia utilizada na implantação do sistema permitirá o agrupamento de imagens de outras unidades, como de estabelecimentos comerciais, escolas, entre outros, mediante solicitação prévia.