Skip links

Ilhéus: Marinha e Exército disponibilizam equipamentos para o Centro de Triagem

Na última semana, a Prefeitura de Ilhéus autorizou a montagem do Centro de Triagem para reforçar o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. A Marinha do Brasil e o Exército atenderam a solicitação do prefeito Mário Alexandre e destinaram materiais de apoio para estruturação médica temporária do Centro de Triagem exclusivo para Covid-19 que está sendo instalado no Centro de Convenções da cidade.

Devido ao grande número de pessoas que poderão ser infectadas pelo Coronavírus, as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Econômico (SDE) endereçaram pedidos ao Com ando Conjunto Bahia (Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), forças interligadas ao Ministério da Defesa (MD). Em atenção aos Ofícios das secretarias, as instituições cederam 01 suporte de soro com regulagem de altura sem rodízio, 01 ventilador manual, 01 carrinho de parada emergência e 09 camas com colchão.

O secretário Geraldo Magela destacou que o apoio das Forças Armadas no atual momento é importante para o atendimento dos pacientes com sintomas da doença no posto de atendimento. “Vamos centralizar o fluxo inicial no Centro de Triagem Covid-19. É fundamental que pessoas com sintomas não tenham contato com outros pacientes, evitando o colapso do serviço pelo acúmulo de susp eitos que não tenham gravidade. Desta forma, chegarão ao hospital de referência apenas pacientes graves que realmente necessitam de cuidados”.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Vinícios Briglia, o Comando Conjunto solicitou do Comando em Brasília um apoio maior para as ações do enfrentamento na cidade. “Mais uma vez, uma parceria forte, e, nesta oportunidade, a busca para salvar vidas.  Queremos agradecer aos representantes do Comando Conjunto Bahia, o delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, Giovani da Silva Andrade, ao comandante da Base Regional de Ilhéus, major Anderson Carlos André Cesar Machado, oficiais que integram o Gabinete de Crise Covid-19”, destacou.

A futura unidade contará com outros espaços como recepção, triagem, área médica, sala de esterilização, Raio-X, embarque e desembarque de pacientes, vestiários, sanitários e armazenagem de medicamentos e insumos. Haverá infraestrutura para gases medicinais (vácuo, ar comprimido e oxigênio). No Centro de Triagem Covid-19 os pacientes serão avaliados em consulta médica e depois receberão as orientações necessárias. Segundo o prefeito Mário Alexandre, a previsão é que a estrutura comece a operar nesta próxima semana.