Ilhéus: município lança Programa Saúde na Comunidade


Marcelo Carvalho

A Prefeitura de Ilhéus lança nesta sexta-feira (27) o programa ‘Saúde na Comunidade’. O objetivo é descentralizar a assistência e atender as necessidades e características de cada localidade. O programa iniciará as atividades nos distritos de Mamoan e Ribeira das Pedras.

A proposta também objetiva consolidar a Atenção Básica, responsável por solucionar 80% dos problemas de saúde da população.

A iniciativa busca a resolução de problemas que influenciam na vida das pessoas, perpassando o contexto geográfico, social, familiar e de saúde. Portanto, conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), o programa passa a ser um desafio que requer a integração de todos os agentes, públicos e privados, com ações intersetoriais visando benefícios da população residente nas zonas urbana e rural.  

O acompanhamento é fundamental para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso dos usuários à assistência prestada na Atenção Primária, com resposta imediata à demanda apresentada. A intersetorialidade consiste em ações que incluem saneamento básico, melhores condições de moradia, alimentação e renda, além de aspectos familiares e resolutividade dos serviços, com foco na prevenção e promoção da saúde.

Serviço

Saúde na Comunidade

Data: 27/08/2021

Local: Ribeira das Pedras

Serviços: Coleta de preventivo; Orientação com nutricionista e suplementação de vitamina A; Vacinação com aplicação da primeira dose contra a Covid-19 (público 18+) e segunda dose para as pessoas com data marcada no cartão.

Local: Mamoan

Serviços: Atendimento médico clínico