Skip links

Ilhéus: prefeito Mário Alexandre assina lei de incentivo para agentes comunitários e de combate às endemias

Marcelo Carvalho

O mês de agosto começou com uma ótima notícia para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Ilhéus. Na tarde de quinta-feira (5), o prefeito Mário Alexandre sancionou a Lei de Incentivo 2021 (Lei nº 4.116/21), que fixa novo piso salarial e concede auxílio fardamento e repasse financeiro adicional do exercício de 2020 para a categoria.

O ato de assinatura foi realizado no Centro Administrativo da Conquista, com as presenças do vereador Éderjunior e da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE), Zilar Portela.

Para o prefeito Mário Alexandre o reajuste reflete o compromisso e diálogo contínuo com o servidor público. “Vitória importante. Estamos felizes em poder trazer ainda mais dignidade e melhorar as condições de trabalho dos profissionais. É isso que importa. Passo a passo vamos avançando e cuidando do nossos pais e mães de família” ressaltou o gestor.

Com segundo mandato à frente do SINDIACS/ACE, Zilar Portela definiu a assinatura da lei como um momento histórico. Ela destacou os avanços obtidos pela categoria na atual gestão e a concretização da pauta firmada com os trabalhadores em reuniões anteriores. “Me sinto em casa por sermos tão bem acolhidos no atendimento às nossas demandas. Agradecemos ao prefeito Mário Alexandre, que tem um olhar especial para o servidor”.

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias desempenham papel fundamental para ampliar o acesso da população aos serviços de informação e saúde no município. Desde o início da pandemia, o trabalho desenvolvido pelos profissionais tornou-se crucial para conter o avanço da Covid-19, com visitas domiciliares, busca por sintomáticos respiratórios, além de ações educativas periódicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses.