A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, promove curso sobre manejos clínicos em pacientes com Arbovirose, grupo de infecções virais, relacionado à febre chikungunya, dengue e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A atividade foi iniciada nesta quarta-feira, 16, e segue até esta quinta, 17, e tem como público alvo os profissionais que trabalham diretamente no atendimento aos pacientes.
O curso é ministrado pelos médicos infectologistas Júlio Guzmán e Edmundo Patury. De acordo com o chefe da Vigilância à Saúde, Antônio Firmo, vão assistir às aulas médicos e enfermeiras da atenção básica, profissionais de alta e média complexidades e aqueles que estão atendendo nos Pronto Atendimentos, localizados no Nae (Núcleo de Assistência Especializada) e na antiga clínica Sacro, ambos no bairro Cidade Nova.
Firmo ainda ressalta que os profissionais já possuíam prática nos manejos em relação à dengue, mas com a atual situação, foi necessária a capacitação desse público para os cuidados relacionados à chikungunya e zika vírus. “Essa é uma das demandas determinadas pelo Plano de Contingência do Município”, explica.
A Justiça de São Paulo surpreendeu a todos ao suspender a lei que cria as escolas cívico-militares no estado. A decisão foi tomada liminarmente pelo desembargador Luiz Antônio Figueiredo Gonçalves, relator do caso no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.
João Pessoa, a charmosa capital da Paraíba, é uma cidade que encanta seus visitantes com sua mistura de história, cultura, belezas naturais e hospitalidade.