Skip links

Ilhéus promove IV Festival de Capoeira

Contemplado pelo edital de apoio Calendário da Capoeira, mantido pela Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, o Grupo de Capoeira Malê promove, durante os dias 5, 6 e 7 deste mês o IV Festival Ilheense de Capoeira. O evento, gratuito, com início às 17h30, no Colégio Vitória, situado no Alto da Conquista.

A programação será iniciada com relatos sobre a história da capoeira, desde a retirada dos negros do continente africano para serem escravizados até a chegada e resistência dos mesmos no Brasil e a importância dos Mestres Pastinha e Bimba; em seguida, às 18h30, terá apresentação de maculelê e dança afro; às 19h a roda de capoeira aberta e às 19h20 o batizado e troca de cordéis. Para finalizar, às 20h30, serão distribuídos acarajés e abarás para o público presente.

Evento capoeira

No sábado, dia 6, o evento terá início às 9h com a puxada de rede, na Praia da Avenida Soares Lopes; às 10h, será realizada a Caminhada Cultural, que partirá da Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, passando pela Praça J.J. Seabra (do Palácio Paranaguá), Avenida Dois de Julho, finalizando na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.

Pela tarde, a partir das 15h, no Condomínio Morada do Porto, na rodovia Ilhéus-Itabuna, serão oferecidas gratuitamente para comunidade oficinas de Maculelê, Samba de Roda, Capoeira Angola e Regional. Também haverá oficina para o público infantil, com movimentos lúdicos, recreativos e educativos que induzem e desenvolvem. Às 19h será ministrada a palestra com o tema “3 de agosto, o Dia do Capoeirista”.

No último dia de evento, no domingo, dia 7, a partir das 8h, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a programação terá início com um café da manhã, logo em seguida, às 9h, serão realizadas palestras e apresentações culturais. Às 10h ocorrerá o batizado e troca de cordéis do Grupo Arte Malê e Grupo Aliança de Ouro.