Skip links

Ilhéus tem atividades físicas para idosos e hipertensos

Projeto De bem com a vida reúne idosos, hipertensos e diabéticos em Ilhéus para a prática de atividades físicas. Foto Isabele Massaranduba Secom Ilheus
Projeto De bem com a vida      Foto: Isabele Massaranduba

 

O projeto “De bem com a vida”, iniciativa do Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso de Ilhéus (Cadhi) com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur), busca proporcionar atividades que melhorem a qualidade de vida de idosos, hipertensos e diabéticos através da prática regular e assistida de atividades físicas.

Com mais de 20 anos existência, o projeto acontece todas às terças e quintas-feiras, das 7h30min as 9h, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, no centro de Ilhéus. O grupo se reúne para aulas com atividades como alongamento, relaxamento, caminhadas, oficinas lúdicas e esportes. Além disso, os integrantes do projeto participam de passeios em datas comemorativas.

Dona Albertina Pain dos Santos tem 86 anos e está no grupo desde que começaram as atividades. Ela conta que se sente muito feliz em participar e que as ações melhoram a sua saúde. Jogar bola é o que Dona Albertina mais gosta, além dos passeios. Já Dona Ilda Carvalho, de 82 anos, está no grupo há nove anos, onde ela considera se sentir bastante querida e ativa, na companhia das professoras e colegas.

Acompanhamento – O grupo ainda conta com o acompanhamento de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogo, educadores físicos e assistentes sociais. Nágila Pinheiro, educadora física que coordenas as atividades no ginásio de esportes, explica que para participar do grupo é preciso estar cadastrado no Cadhi, onde é feita u triagem e em seguida é encaminhado por profissionais para o grupo.