Skip links

Início do Ano Letivo: Como ajudar seu filho na volta às aulas?

Andie Carolina

Estamos na última semana de janeiro e com ela, oficialmente, podemos dar adeus às férias. O início de um novo ano letivo se aproxima e embora seja uma experiência comum para crianças e adolescentes, cada um costuma vivenciá-la de maneiras diferentes.

Enquanto para alguns a volta às aulas é sinônimo de entusiasmo por rever os amigos, aquela professora querida ou até mesmo conhecer uma nova escola, para outros, pode ser uma situação que provoque sentimentos negativos, como ansiedade e estresse.

Independentemente da idade do seu filho e de como costuma encarar esse importante período do ano, algumas dicas podem te ajudar a tornar a experiência mais agradável. Confira:

Reeduque o sono

É comum que no período de férias crianças e adolescentes passem a dormir e acordar tarde. Com isso, uma das missões mais difíceis para o pais na volta às aulas é fazê-los dormir no horário certo e acordá-los pela manhã. Por isso, o ideal é que alguns dias antes das aulas começarem, você já estabeleça uma rotina de sono. Durante o período de aulas, prepare o ambiente para que seu filho durma o mais cedo possível e assim, consiga fazer as tão necessárias 8 horas de sono.

Controle o uso de telas

Um dos maiores prejudiciais para crianças e adolescentes atualmente é o uso descontrolado de telas. Com os olhos pregados em celulares, tabletes, computadores e televisão quase que o dia todo, os pequenos e os mais crescidinhos se dispersam das atividades escolares e da rotina saudável dentro de casa. Por isso, o ideal é que sejam estabelecidos limites de horário para o uso de dispositivos, além de combinados, como por exemplo, só usar o celular após o dever de casa estar concluído. Lembre-se que o uso excessivo de telas pode prejudicar o rendimento escolar, causar problemas oculares, atrapalhar o sono, entre outros.

Cuide da alimentação

Um dos maiores prazeres das crianças nas férias é poder comer algumas coisas que não sejam comuns na rotina do dia a dia, como as adoradas guloseimas. O que, consequentemente, representa outro desafio na volta às aulas. É importante reeducar a alimentação do seu filho, reintroduzindo opções mais saudáveis no cardápio e fazendo substituições necessárias, por exemplo, trocando os doces pelas frutas. Além disso, atente-se aos horários das refeições e preocupe-se em montar lancheiras igualmente saudável para a ida à escola.

Ajude a continuar os estudos fora da sala de aula

A educação do seu filho não é apenas responsabilidade do professor e da escola. Esse papel também deve ser desempenhado pelos pais. Por isso, mesmo que você tenha uma rotina de trabalho atribulada, procure ser participativo no desempenho escolar do seu filho. Mostre-se interessado em saber mais sobre como anda o aprendizado e as dificuldades, estabeleça um momento do dia ou da semana para estudarem juntos. Faça que seu filho perceba que a experiência escolar dele também é algo importante para você.

Incentive comportamentos positivos

Trabalhe no desenvolvimento de comportamentos positivos no seu filho dentro e fora da sala de aula. Desta forma, você irá ajudá-lo a nutrir bons relacionamentos com professores e colegas de classe, o que, consequentemente, tornará a sua vida escolar muito mais tranquila. E quando ele apresentar esses comportamentos, encoraje-os a mantê-lo e mostre-se orgulhoso. E lembre-se: o melhor ensinamento de todos é simplesmente dar bons exemplos!