Inscrições para o ENCCEJA já estão abertas


Lucas Santos

Fique atento! O período de inscrição para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) iniciou no último dia 24 de maio e vai até o dia 4 de junho.

Para se inscrever o candidato deve acessar o site do exame dentro do prazo determinado pelo MEC, tendo em mãos documentos como a identidade e o CPF. É necessário possuir um e-mail real e válido.

Na inscrição será necessário definir qual dos dois modelos você realizará: O ENCCEJA para o Ensino Fundamental ou o ENCCEJA para o Ensino Médio. É possível também definir se você precisa de atendimento específico.

O que é o ENCCEJA e como ele funciona?

O ENCCEJA é uma avaliação aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com o intuito de possibilitar a obtenção dos diplomas do Ensino Fundamental e Médio.

O objetivo da prova é facilitar a obtenção desses certificados acadêmicos para pessoas que não conseguiram concluir, por qualquer motivo que seja, essas graduações em suas respectivas épocas.

 Além de possibilitar a certificação, em outros momentos da vida, o ENCCEJA garante a obtenção dos mesmos em um menor período de tempo. Vale destacar que, seu certificado possui o mesmo valor dos tradicionais pois entende que aquela pessoa concluiu todas as disciplinas essenciais.

Que pode fazer a prova

Bastante democrático, o exame visa possibilitar que todos que queiram ter tais certificações consigam obtê-las desde que cumpram alguns requisitos mínimos.

Têm direito a fazer o ENCCEJA todos aqueles que tiverem 15 anos completos ou mais (para aqueles que querem ter o certificado do nível de ensino fundamental) ou mais de 18 anos completos (para aqueles que possuem interesse em obter a certificação do nível de ensino médio).

Além disso há diversas outras modalidades do exame que possibilitam que brasileiros em situações atípicas distintas possam obter as certificações desejadas caso queiram, sejam estas pessoas indivíduos que moram no exterior ou que estão privados de liberdade, por exemplo.

Como são as avaliações do ENCCEJA?

As provas aplicadas do ENCCEJA têm um formato parecido com o do ENEM, porém se diferenciam no nível de dificuldade.

Pois, o ENEM é uma prova que visa a avaliação dos conhecimentos ao longo de muitos anos de estudo. Algo bem diferente do perfil dos candidatos do ENCCEJA, que possui como uma das características é a rápida conclusão e obtenção dos certificados.

No ENCCEJA são um total de 30 questões objetivas, com quatro alternativas cada. O candidato também precisa elaborar uma redação. Vale destacar que, suas provas buscam, principalmente, a interpretação de texto e avaliar os conhecimentos gerais dos candidatos.

Para saber mais:

Inscrições no ENCCEJA: INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Lucas Santos é graduando em Psicologia pela UNESA-NF e estudante de fotografia e tecnologia, possuindo alguns certificados nestas áreas. É um aficionado  por tecnologia, Cultura Geek, Linkin Park e pelo Botafogo de Futebol e Regatas.  Desde a infância sempre gostou muito de falar e escrever. Não demorou muito
para que começasse a escrever suas próprias poesias, as quais você encontra  hoje em @PoemasVivazes no Instagram.
Nas horas vagas você o encontra escrevendo, jogando futebol, se entretendo com jogos online e cultura nerd ou ao lado de quem o faz bem.