Skip links

Itabuna: cidade capacita educaducadores infantis para adotar jogos

Os cerca de quatro mil alunos matriculados nas creches e nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Itabuna ganharam mais um incentivo para manter a frequência escolar. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está oferecendo capacitação para que as crianças desenvolvam o ensino-aprendizagem de forma lúdica e prazerosa com a utilização de jogos pedagógicos em sala de aula. O material se destina a crianças de zero a 48 meses de idade e foram adquiridos com recursos do Programa Brasil Carinhoso, do Governo federal.

“Estamos aprendendo a usar os jogos de forma lúdica e com muitas brincadeiras. Se nós, que somos adultos, estamos encantados com a qualidade dos jogos pedagógicos, imagina nossos alunos?”, questiona a educadora e coordenadora da Creche do CAIC Jorge Amado, no Jardim Primavera, Mariegna Almeida França. “A partir desta capacitação as nossas crianças vão receber uma educação de qualidade, mais participativa e imersa no universo infantil, onde as brincadeiras e a utilização de materiais didático-pedagógicos criativos favorecem o aprendizado”, definiu.

Itabuna capacita educadores infantis para adotar jogos pedagógicos - Foto2 Wilson Oliveira
Itabuna capacita educadores infantis para adotar jogos pedagógicos – Foto: Wilson Oliveira

Ao participar do 2º dia do curso de capacitação para aprimorar a prática do ensino, através de jogos pedagógicos na área da Educação Infantil, a educadora Cleudes Gomes, responsável pela turma de Pré-l, do Grupo Escolar Raimundo Jeronimo Machado Jardim Carvalho, disse que o curso muito ajudou a aperfeiçoar o modo de utilização desse material didático. “Os jogos possuem finalidades interdisciplinares e isso nos ajudará muito a trabalhar o cotidiano do aluno. Confesso que sentia um pouco de dificuldades em mostrar para as crianças como poderíamos aplicar essas teorias na vida prática. O treinamento aprimorou esta percepção”, ressaltou.

Segundo a secretária de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, a utilização dos jogos pedagógicos pela rede municipal de ensino de Itabuna leva em consideração dois aspectos: Primeiro, a ênfase na qualificação do trabalho de cada professor das creches com repercussões no ensino fundamental, já que a capacitação está sendo ministrada pelas autoras do material educativo. “A premissa é baseada na ludicidade como princípio do ato pedagógico, já que os jogos vão desenvolver as capacidades das crianças com reflexos positivos mais adiante no processo educativo” informa.

Outro aspecto diz respeito à utilização pelas creches de material pedagógico inovador em vez de se tornar um local meramente assistencial. “Com o desenvolvimento pedagógico adequado certamente os alunos serão bem sucedidos na sua vida acadêmica. Brincar também se constitui num ato pedagógico importante”, afirma a secretária. A capacitação, patrocinada pela Secretaria Municipal de Educação, se encerra nesta sexta-feira, dia 12, na Creche Otaciana Pinho, no bairro Santo Antônio, reunindo 80 educadores das 10 creches de Itabuna.