Skip links

Itabuna lança aplicativo de proteção à mulher e empossa novos inspetores da GCM

Marcelo Carvalho

No último dia 29, a Prefeitura de Itabuna realizou o lançamento do aplicativo “Está Acontecendo”. O evento foi realizado no Teatro Municipal Candinha Dórea. A ferramenta é mais um apoio às mulheres vítimas de violência e será gerido pela Guarda Civil Municipal.

Durante o discurso, a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara afirmou que o aplicativo chega para unir forças à rede de proteção à mulher. “Inicialmente, a ferramenta vai atender a 74 mulheres. Mas, em breve vamos expandir para mais vítimas da violência”, disse.

Mariana destacou ainda o pioneirismo de Itabuna com o serviço de proteção que não para. “Nosso trabalho é ininterrupto. Por isso, somos referência no Brasil”, frisou. Na oportunidade, foi entregue uma nova viatura para a Patrulha, o que vai dar celeridade ao atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica.

A cerimônia teve as presenças da presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da subsecção da OAB de Itabuna, Andreia Peixoto, da Comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos Silva, e da comandante da Ronda Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar, Nalígia Feitosa.

A coordenadora de Área da Patrulha Maria da Penha da GCM, Débora Santos, acredita que o aplicativo vai salvar muitas vidas. “A ferramenta quebra o ciclo da violência, pois, a Patrulha recebe a localização da residência da vítima e sai imediatamente em diligência”, explicou.

Posse de Inspetores

O prefeito Augusto Castro deu posse a 19 novos inspetores da Guarda Civil Municipal. “Temos uma Guarda Civil Municipal diferenciada e comprometida com a segurança”, destacou. Na área externa do Teatro Candinha Dórea, o Chefe do Executivo Municipal passou em revista à tropa, formada pelos novos inspetores e assistiu a uma apresentação da Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), um grupo especial da GCM.

1. Prefeito Augusto Castro e a titular da SESOP, Maria Alcântara, com autoridades – Foto Roberto Santos

2. GCM Débora Santos, coordenadora de Àrea da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

3. Prefeito Augusto Castro destaca trabalho da GCM com a Patrulha Guardiã Maria da Penha – Foto Roberto Santos.

4. Prefeito Augusto Castro e a secretária Mariana Alcântara frente a tropa da GCM – Foto Roberto Santos.