Itabuna: município tem aumento de 50% nos casos de covid-19


Marcelo Carvalho

Com a chegada do inverno, há um aumento nos atendimentos de síndromes gripais, bem como de casos de sintomas respiratórios. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna reforça a necessidade de a população manter os cuidados contra a Covid-19 nos festejos juninos com a adoção de medidas como uso de máscaras, álcool gel 70% e, em havendo necessidade, distanciamento social.

Segundo o Boletim Covid-19 divulgado na terça-feira, 21, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, Itabuna registra 26 casos confirmados, o que indica um aumento de mais de 50% comparados à média dos últimos boletins.

Além disso, centros de saúde como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas), no Bairro Monte Cristo, também registra aumento neste mês com a chegada do clima mais frio.

No dia 1º de junho, dos 153 atendimentos, 19 foram para pacientes com sintomas de Covid-19 e 0 positivados. Já no dia 13, foram registrados 208 atendimentos na UPA, sendo 33 só para Covid-19 e 6 positivados, enquanto no dia 17, foram 181 atendimentos, sendo 43 para Covid-19 e 14 positivados.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta que esse é um momento para que a população reforce os cuidados durante os festejos juninos. “Essa é uma época muito aguardada, pois, vivemos dois anos intensos, lutando contra o Covid-19 seguindo a risca os isolamentos”, comentou.

“Por isso, é preciso que possamos aproveitar as festividades, mas com os cuidados necessários para não desencadear mais casos e assim conseguirmos aliar a diversão com a proteção”, advertiu a titular da Secretaria Municipal da Saúde.