Skip links

Itabuna: prefeitura apoia cooperativa de catadores de reciclagem

A Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem (Cooprotec), contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, vai inaugurar às 8 horas desta sexta-feira, dia 29, o Galpão de Triagem na Rua Independência, 220, no Loteamento Monte Líbano, no São Roque, pela programação das comemorações do 106º aniversário da cidade, que transcorre amanhã 28 de julho. Mais de 50 recicladores de plástico, papel, metal e vidro serão atendidos pelo projeto a partir da entrada em operação do galpão, que atualmente já beneficia dez catadores de reciclagem.

Além do Galpão, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), entregará aos cooperados dez bicicletas adaptadas para coleta seletiva, fardamento completo, com equipamentos de proteção individual (PI), composto de botas e luvas para igual número de catadores e 100 coletores de material reciclável, que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade. A solenidade contará com a presença do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, do secretário Sandro José Lopes e de outras autoridades.

PREFEITURA DE ITABUNA APOIA COOPERATIVA DE CATADORES DE RECICLAGEM

 

O projeto da Coopotrrec também conta com o apoio de instituições de ensino superior como a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que fez a doação da prensa, que será utilizado no dia a dia pelos catadores, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que participa através do Projeto Eco Time, e a Unime, que se integra com o projeto Sustenta Cidade. O projeto vem sendo desenvolvido há três anos em Itabuna.

“A participação da Prefeitura foi essencial para implantação da Cooprotec, pois conseguimos apoios essenciais para o desenvolvimento técnico e educacional. As universidades são essenciais para o crescimento e consolidação dos projetos que terão todo o suporte técnico e cientifico necessário. Com certeza em um futuro muito próximo colheremos bons frutos, pois não basta recolher o material reciclável das ruas, mas precisamos educar as pessoas a fazerem a separação para a coleta seletiva e buscar disseminadores dessa ideia necessária e ambientalmente justa”, explicou o presidente da Cooprotec, Cassius Patrick Oliveira Santos.

SERVIÇO

Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem – Coopotrec

Rua Independência, 220, no Loteamento Monte Líbano, no São Roque.

(73) 3613-6171