Skip links

Itabuna: Prefeitura apoia Shopping Empreendedor

Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, num dos campi da Unime, o projeto “Shopping Unime Empreendedor, com a temática ‘Gestão Estratégica: Desafios e Oportunidades'”. Iniciativa dos estudantes do curso de Administração da instituição de ensino superior, o evento é aberto a toda a comunidade, no Campus II, sempre a partir das 7 da noite, até o próximo dia 2 de junho.

Desenvolvido com suporte da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, o Shopping Empreendedor é um projeto interdisciplinar, uma atividade que busca aprofundar a percepção e a identificação dos alunos do curso sobre o empreendedorismo, com sua atuação em atividades características aos profissionais de Administração, desenvolvidas e operacionalizadas por meio de uma exposição aberta.

Marcas criadas para as empresas desenvolvidas pelos estudantes da Unime
Marcas criadas para as empresas desenvolvidas pelos estudantes da Unime

A coordenadora do curso de Administração, professora Tatiane Moraes, afirma que o foco principal da iniciativa é a execução de projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação. “Esse trabalho é desenvolvido por meio de construção participativa que visa oferecer uma resposta às expectativas dos alunos em integrar a teoria à prática às necessidades de mercado”, explica.

INOVAÇÃO

A meta é desenvolver o potencial empreendedor dos discentes do Curso de Administração da Unime, com ênfase na inovação e na criatividade e colocar em prática os conhecimentos teóricos com experiência em gestão de empresas. Neste ano, a professora Tatiana destaca, como mais uma importante condição para o sucesso da iniciativa, o fato de Itabuna ter sido escolhida pelo Sebrae como Cidade Empreendedora da Bahia, o que fortalece o empreendedorismo local.

A referência da professa Tatiane Moraes é o prêmio recentemente recebido pelo prefeito Claudevane Leite, concedido pelo Sebrae, que o reconheceu como o melhor entre os 417 prefeitos do estado, na categoria “Desburocratização e Formalização” dos pequenos negócios da Bahia.

Há três anos e meio, quando assumiu a prefeitura de Itabuna, Vane encontrou formalizados apenas 999 trabalhadores. Foi o primeiro prefeito do anterior a implantar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a nomear um Agente de Desenvolvimento Municipal e a implantar a Sala do Empreendedor.

Atualmente, o município ultrapassou a marca de sete mil formalizações, um recorde nacional. “Enxergamos na cidade o perfil empreendedor e construímos um diferencial que nos permitiu dar as mãos às estas pessoas e mostrar o quanto é importante investir no pequeno negócio, que é quem mais emprega e gera dividendos para a cidade”, conceitua o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.

O PROJETO

Para esse ano foram desenvolvidas e criadas oito empresas virtuais que formarão a 4ª edição do Shopping:

O Restaurante Anauá tem a culinária chinesa e mexicana como principais produtos. É do segmento de Alimentos. Seu slogan é “Venha Conhecer um novo conceito na culinária internacional”. Com um ambiente caracterizado a turma do 8º semestre estará ofertando yakisoba e tortilhas mexicanas.

A Crepazza é do segmento de Alimentos. Seu slogan é “A sua melhor pedida”. A turma estará ofertando crepes e panquecas, proporcionando um ambiente agradável e um atendimento diferenciado.

A Eco Rancho é do segmento de Entretenimento. “Vem pra diversão sô” é o seu slogan. Com um ambiente caracterizado, as turmas do 2º e 3º semestres (matutino), estarão trabalhando com touro mecânico, jogos caipiras, além da venda de mudas que auxiliam no combate ao mosquito Aedes Aegypti, na conscientização e combate a doenças oriundas do mosquito. Desperta os clientes para uma conscientização socioambiental.

A empresa Beleza Chick é do segmento de Beleza e Cosméticos. Seu slogan é “A transformação que realça o seu charme”, com produtos de beleza e serviços diferenciados. A turma do 2º semestre (noturno) entra na concorrência com uma diversidade de produtos à disposição dos clientes.

A Unity Paintball é do segmento de entretenimento. “Você tem coragem”? Então seu lugar é aqui! É o slogan criado pela turma do 3º semestre (noturno). A ideia proporciona adrenalina e aventura com um ambiente diferenciado e muito divertido.

Universo Feminino é do segmento de Beleza e Cosméticos. Seu slogan é “Sua beleza inspira”. No espaço você encontrará curso de maquiagem, esmalteria, cosméticos, estética e muito mais com a turma do 4º semestre.

A Esplendore Estética é do segmento de Estética. Seu slogan é: “Os cuidados que você precisa, nas mãos de quem entende”. A turma do 5º semestre trabalhará com designer de sobrancelha, depilação entre outros. Atende tato o público feminino quanto o masculino.

A Urbana Chic é do segmento Confecções. Seu slogan é “Um novo conceito em roupas”. Com várias opções, a turma do 6º semestre apresenta roupas customizadas, com muito glamour e transformação, repaginando diversas peças de roupas. Proporciona inovação e diferenciação.