Itapé: decreto proíbe fogueiras durante eventos e comemorações de festejos juninos


Marcelo Carvalho

Com muita alegria, porém sem fogueira durante os festejos de junho! Assim determina o prefeito do Município de Itapé, Naeliton Rosa Pinto. A informação consta no Decreto Municipal Nº 140, De 17 DE Junho de 2021.

O gestor municipal atendeu a Decretação de Emergência em Saúde Pública pelo Governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 19.586 de 27 de março de 2020, que prescreve medidas restritivas para o enfrentamento da disseminação do COVID19. “É dever do Poder Público Municipal zelar pela garantia do bem-estar e conservação da saúde pública dos seus munícipes devendo, quando necessário adotar medidas, ainda que restritivas, que buscam minimizar os riscos à saúde”, declarou Rosa Pinto.

Naeliton Rosa Pinto em seu gabinete. Foto: Marcelo Carvalho

Vale lembrar, que também está proibida a comercialização, bem como, o uso de fogos de artifício dentro dos limites do município!

A classe médica apoia esse tipo de iniciativa. “A fumaça de fogueira e o cheiro da combustão dos fogos de artifício causam irritação nas vias aéreas, podendo desencadear mecanismos biológicos que facilitam a entrada da Covid-19 no organismo ou agravar o quadro de pacientes que já estejam infectados”, explica a médica clínica da S.O.S. Vida Patrícia Bagano.