Skip links

Jornalista Glória Maria ganha mural no Rio de Janeiro em sua homenagem

O mural foi inaugurado no bairro de Santa Teresa, um dos mais tradicionais do Rio.

Philipe Campos

O final de semana do Rio de Janeiro foi marcado por muita emoção para família e fãs da Jornalista Glória Maria, que ganhou um mural em sua homenagem na entrada do Parque das Ruínas, um dos principais pontos turísticos de Santa Teresa.

O principal responsável por receber essa linda missão de desenhar o rosto da jornalista, é o artista Rafa Mon. O trabalho durou cerca de quatro horas, acompanhado pelo público que interagiu e registrou todo processo.

“Uma mulher livre, independente, que rompeu fronteiras numa época em que ninguém falava sobre isso”, destacou a artista sobre o trabalho.

As filhas de Glória Maria, Maria Matta e Laura Matta, também acompanharam a inauguração do painel em homenagem à mãe.

Maria Matta disse “achei a energia incrível e adorei, e a imagem maravilhosa”. Já Laura Matta ressaltou que “não esperava por isso, fiquei muito feliz, eu amei. Ela merece tudo”.

Visitantes que também estavam no local, prestigiando o mural como a professora Márcia Lima que foi ao parque das ruínas com a filha de nove anos pela primeira vez. “Sensacional. Eu nem esperava. A gente veio passear, moramos em outro lugar, em Guapimirim, e nos deparamos com esse evento aqui. Achei de uma grandeza incrível. Glória Maria é aquela mulher desbravadora, rompeu fronteiras, levou o legado até o final dos dias, mostrando que é possível a mulher negra chegar lá. Sendo mulher e negra é a nossa representação aqui. Eu me sinto representada e ela também”, disse a professora.

Glória Maria morreu em fevereiro deste ano. Ela foi a primeira repórter a aparecer ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Mostrou em suas reportagens mais de cem países e viveu momentos históricos. Ela entrevistou celebridades e chefes de Estado.

A jornalista abriu caminho, principalmente, para mulheres negras que sonhavam estar na televisão. Ela passou 50 anos fazendo parte da vida dos brasileiros, em uma relação de admiração e respeito construída pelas telas.

Mural pintado em Santa Teresa, na região central do Rio, com o rosto da jornalista Glória Maria — Foto Reprodução – TV Globo

Investimento no Parque das Ruínas

Durante a inauguração do painel, o secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, anunciou que a prefeitura fará investimentos no local para reformar o parque. Um desses pilares será a acessibilidade.

“A ideia é um lugar que sintetizasse todo trabalho que a Glória Maria fez ao longo de sua carreira, um lugar que fosse a cara do Rio, mas, ao mesmo tempo, um símbolo para o Brasil. Daqui a gente vê o Pão de Açúcar, um lugar que também significasse teatro, que significasse manifestações sensoriais diversas, que significasse arte, mas, principalmente, que significasse cidadania e democracia”, afirmou o secretário Marcelo Calero.

O parque é localizado nas ruínas de um palacete erguido em 1898 que foi a casa de uma mecenas da Belle Époque carioca, a socialite Laurinda Santos Lobo. Conhecida como “a marechala da elegância”, ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, hoje um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação. A reinauguração como centro cultural ocorreu em 1997.

O parque fica localizado na Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro com funcionamento e entrada gratuita de terça a domingo das 9h às 16h. 

Fonte: Globo RJ / Parque das Ruínas