Julho Verde: Inca alerta que 40 mil novos de câncer de cabeça e pescoço podem surgir este ano
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento tenha sucesso.
Philipe Campos
O mês de julho é mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam um dos tipos de câncer mais comum no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Especialistas e médicos dizem que quando mais cedo o diagnóstico é descoberto, mais chances que o tratamento tenha sucesso e cura.
De acordo com a cirurgiã dentista Verena Maia, é importante ter um diagnóstico precoce e para isso é importante observar sinais que muitas vezes passam despercebidos pelos pacientes e afirma “é muito importante que o indivíduo procure um cirurgião dentista ao menor sinal de alteração dentro da boca. É importante ir pra frente do espelho, abrir a boca e olhar a região dos dentes, se tem algum problema dentário, procurar se tem alguma alteração nas mucosas, na língua. Quando a gente fala de lesão com potencial de malignidade, é importante procurar feridas que não doem e não cicatrizam há mais de 30 dias, manchas brancas que não saem. É preciso olhar a região lateral da língua, a parte de baixo da língua e região interna dos dentes para ver se há placas brancas, vermelhas e feridas” explicou Verena.
Sinais de alerta
É importante ficar atento aos principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço: aparecimento de nódulo no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, ferida que não cicatriza, dor de garganta ou alterações na voz por mais de 15 dias e dificuldade ou dor para engolir.
Para este ano o Instituto Nacional alerta que poderão surgir 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide.
Para câncer de tireoide, são fatores de risco: dieta pobre em iodo, radioterapia em baixas doses (principalmente na infância), histórico familiar, obesidade, tabagismo, poluentes ambientais. Já para o câncer de laringe: consumo de tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés), consumo excessivo de bebidas alcoólicas e excesso de gordura corporal.
Como se prevenir do câncer de cabeça e pescoço
· Pare de fumar cigarro comum ou eletrônico;
· Mantenha uma higiene bucal em dia;
· Em casos com fatores de risco, faça acompanhamento regular para detectar precocemente e investigar alguma lesão suspeita;
· Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
· Procure manter uma alimentação saudável e pratique atividade física.
O Julho Verde como é representado pelo Ministério da Saúde em todo Brasil é um movimento para que as pessoas se conscientizem e façam o diagnóstico precoce dessas doenças. 90% dos cânceres de cabeça e pescoço podem ser curados se tiverem um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
Fonte: Globo Santarém e Região / Ministério da Saúde