Skip links

Lavagem do Bonfim retorna após dois anos de paralisação

Murillo Torres

Clique aqui para ouvir a notícia.

Após dois anos sem os festejos de rua, por causa da pandemia da Covid-19, enfim, a Tradicional Lavagem do Bonfim foi retomada em 2023. Secular, a lavagem do Bonfim tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, de onde partem as imagens da imaculada e de Jesus Cristo, para o tradicional cortejo de oito quilômetros. A celebração ocorre no dia 12 de janeiro.

A procissão segue em direção pelas ruas da Cidade Baixa, até chegar à Colina Sagrada, onde fica a basílica. O cortejo e a lavagem mobilizam milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

“As embarcações poderão ser acompanhadas por aqueles que quiserem. Nós iremos colocar duas lanchas, com a capacidade de aproximadamente 300 pessoas. Iremos cobrar uma taxa. Será servido um café e, provavelmente, em cada lancha será celebrada uma missa por que nós queremos dar a essa procissão marítima, do translado da imagem, uma característica muito ‘orante’ muito espiritual”.

Depois da lavagem na quinta, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até as 18h. A festa acontece até o dia 15, primeiro domingo após a lavagem, data principal dos festejos.

Fotos: Sandro Lyra