Skip links

MEC abre inscrições para o ProUni no Espírito Santo

Mais de 4 mil estudantes podem conseguir bolsa em faculdades através do Prouni eles têm até sexta para se inscreverem

Júlia Vitória

As inscrições para quem quer participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Começam nesta terça feira dia doze até dia quinze de janeiro sexta feira, só no Espírito Santo são mais de quatro mil vagas a serem concorridas sendo 1.917 bolsas integrais e 2.669 bolsas parciais em faculdades particulares. De acordo com o MEC, as instituições particulares que participam do programa irão  oferecer 162.022 divididas entre integrais e parciais.

As relações das instituições com os cursos oferecidos estão na página do programa, através do site também é possível pesquisar mais sobre a bolsa, cidades que são oferecidos os cursos e se são parciais ou integrais.

Para conseguir a bolsa completa o estudante precisa comprovar sua renda familiar mensal que não pode passar de 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial não pode passar de 3 salários mínimos por pessoa. O candidato também tem que ter feito o Enem não ter zerado a redação e ter alcançado média de no mínimo quatrocentos e cinquenta pontos.

Além disso, o interessado deve ter completado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada. Professores também podem disputar a bolsa, mas neste caso o limite de renda não é exigido. Como este ano o Enem 2020 ter a o resultado oficial somente depois das inscrições, os confinados irão usar a nota da prova de 2019. As provas irão acontecer dia dezessete e vinte e quatro de janeiro na versão impressa, já a versão digital será aplicada nos dias trinta e Um de janeiro e sete de fevereiro. Algumas entidades no entanto como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pediram o adiamento da prova em virtude da covid 19.

O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgada este mês dia dezenove de janeiro, o programa ainda oferece mais duas chances ao candidato que é a segunda chamada e lista de espera. O cronograma completo também pode ser visto na página do programa.