Skip links

Menino de 12 anos ganha R$ 2 milhões com coleção de imagens de baleias

Pai afirma que está completamente orgulhoso 

Thais Paim

Em um ramo que se apresenta como muito promissor, um menino de 12 anos, morador de Londres, no Reino Unido, ganhou cerca de £ 290 mil (aproximadamente R$ 2 milhões) durante as férias escolares, depois de criar uma série de obras de arte pixeladas chamadas Weird Whales e vender como NFTs (“token não fungível”, em tradução livre) .

Se você nunca ouviu falar sobre, deixa que a gente te conta. Através dos NFTs, uma obra de arte pode ser “tokenizada” para criar um certificado digital de propriedade que pode ser comprado e vendido. Eles geralmente não fornecem ao comprador a obra de arte propriamente dita ou seus direitos autorais.

Benyamin Ahmed, o garoto de 12 anos, está mantendo seus ganhos na forma de Ethereum — a criptomoeda em que foram vendidos. O que isso significa? Que o valor pode aumentar ou diminuir — e não há respaldo das autoridades se a carteira digital em que ele guarda o montante for hackeada ou comprometida. Ahmed destaca ainda que nunca teve uma conta bancária tradicional. 

Extremamente orgulhoso

Mesmo tendo adquirido sua recém cripto fortuna e ele tendo feito vídeos no YouTube sobre seu hobby, que ele gosta tanto quanto natação, badminton e taekwondo, os colegas de escola de Benyamin ainda não sabem. 

“Meu conselho para outras crianças que talvez queiram entrar neste espaço é não se obrigar a fazer codificação, talvez porque haja pressão dos colegas — assim como se você gosta de cozinhar, cozinhe, se gostar de dançar, dance, apenas faça o melhor que puder”, diz ele.

O pai de Benyamin, Imran, um desenvolvedor de software que trabalha com finanças tradicionais, incentivou Benyamin e seu irmão, Yousef, a começar a codificar aos cinco e seis anos. Ele conta que  os meninos tiveram a vantagem de ter uma forte rede de especialistas em tecnologia para pedir conselhos e ajuda.

“Era meio que um exercício divertido — mas percebi muito cedo que eles eram muito receptivos e muito bons nisso”, conta Imran. Os meninos faziam 20 ou 30 minutos de exercícios de codificação por dia — inclusive nos feriados.

Weird Whales é a segunda coleção de arte digital de Benyamin, lançada na sequência de uma coleção anterior inspirada no videogame Minecraft que vendeu menos.

Desta vez, ele se inspirou em uma imagem bem conhecida de um meme de baleia pixelada e em um estilo popular de arte digital — mas usou seu próprio programa para criar a coleção de 3.350 baleias do tipo emoji.

Fonte: G1