Skip links

Muitas surpresas estão por vir

Andre Rocha
André Rocha Foto: divulgação

O especialista em tratamento de imagens, André Rocha admite ser atraído por assuntos ligados à ufologia. “Sempre fui curioso sobre estas questões, lia a respeito desde jovem e gostava de saber os detalhes dos casos ufológicos, vultos, fenômenos inexplicáveis. Mas, somente comecei a pesquisar a fundo sobre discos voadores, após ser testemunha ocular de uma aparição de um ufo, quando tinha 18 anos”, afirma. Para Rocha, aos poucos mais e mais pessoas passarão a crer na existência dos extraterrestres. “As pessoas não acreditavam tanto no passado, hoje a cada ano que passa, são levantadas várias questões sobre a nossa origem e, com isso, os óvnis são também questionados quanto a sua existência., tudo faz parte da nossa evolução. quanto mais pessoas irão acreditar que de alguma forma e por algum motivo existam óvnis sobre nossas cabeças”, acredita. Veja também: A verdade está lá fora

O caso do ET de Varginha é um dos mais notáveis da ufologia brasileira. O evento tornou a cidade conhecida mundialmente e até hoje continua envolto em mistério. Há quem acredite que duas criaturas de outro planeta foram capturadas e conduzidas para análise em hospitais e necropsia em Campinas (SP). Para o Exército tudo isso não passa de especulação e muita fantasia.

JacksonCamargo
Jackson Camargo do CIPEX Foto: Divulgação

O ufólogo Jackson Luiz Camargo é um dos membros do CIPEX (Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica), fundado em 1982 para investigar casos ufológicos ou sobrenaturais ocorridos especialmente nos estados do Paraná e Santa Catarina, mas também já realizou pesquisas em outros estados. Camargo é o responsável pelas atividades on line do centro. Ele pesquisa e investiga casos ligados a ETs desde 1993.

O especialista defende que o caso de Varginha é um dos mais importantes. “Existem várias centenas de testemunhas tanto na cidade de Varginha, como de outros lugares que presenciaram fatos relacionados ao ocorrido, a movimentação das autoridades militares bem como, as manobras de ocultamento e outros atos estranhos lá naquela região, também foram comprovadas várias mentiras de autoridades civis e militares que estavam tentando negar o caso, deixando-o em segredo”, afirma Camargo.

André Rocha também acredita na veracidade do ET de Varginha. “É claramente a história de criaturas que caíram no nosso planeta acidentalmente perto da cidade e o exército os rastreou, capturando-os… o que foi feito deles só o tempo irá dizer”, acredita.

PaollaArnoni
Paolla Arnoni              Foto:arquivo pessoal

A jornalista Paolla Arnoni é apaixonada por ufologia. “Desde criança leio e indago sobre esse tema, mas comecei a ser mais ativa nesse setor em 2007 com a tese de conclusão de curso da minha faculdade de comunicação social… abordei o tema “A Imprensa e a Ufologia” e desde então tive contato mais próximos com outros ufólogos e casos mais concretos”, conta.

Paolla se mostra otimista com a liberação por parte do Governo Federal de arquivos, outrora secretos, que tratam de aparições de OVNIs.  “É o  caminho para que a ufologia tenha credibilidade, pois vindo com o aval de militares terá a fé publica”, acredita.

et varginha
Et de Varginha ilustração

O ufólogo Alberto Francisco do Carmo critica a postura da comunidade científica em relação aos fenômenos ufológicos. “Nossa ciência oficial está muito acomodada e arrogante em não encarar o fenômeno de frente. Por outro lado, os militares -numa espécie de corporativismo- temem admitir que são impotentes na sua missão de defender nossos espaços aéreos. Outro problema é a idealização mística de que temos nos óvnis seres “superiores”, afirma o pesquisador. Leia também: Histórias de OVNIs

Na opinião do pesquisador, os grupos ufológicos, em sua esmagadora maioria não possuem formação necessária para estudar e tirar alguma conclusão sobre os fenômenos que ocorrem. “Isso deveria ter começado há uns 40 anos pelo menos, mas não há estímulo, nem fundos para tal empreitada”, lamenta.

Ainda há muito que estudar pesquisar e descobrir sobre fenômenos ufológicos. Só tempo vai dizer se os pesquisadores conseguirão ou não comprovar a existência desses seres. Depois de ouvir a opinião desses especialista, nos diga qual a sua em relação ao assunto. Você acredita ou não na existência de extraterrestres?