Skip links

Municípios no Norte de Minas são contemplados pela MP Itinerante

Serviços sociais e jurídicos ofertados para toda a população

A partir desta terça-feira (27) os municípios de Varzelândia, Lontra e Ibiracatu no Norte de Minas recebem o Projeto Ministério Público Itinerante. A ação tem como objetivo levar serviços sociais e jurídicos gratuitos para a população destas cidades.

O Projeto Ministério Público Itinerante, lançado em 2010, já esteve em mais de 200 municípios só no estado da Bahia. Atendeu cerca de 240 municípios até fevereiro de 2020, quando, em razão da pandemia de COVID-19, teve seu trabalho interrompido. Com o avanço da vacinação e a queda dos indicadores de transmissão da doença, o Projeto retornou em março de 2022, com visitas aos municípios de Divisópolis, Rio do Prado e Rubim. A previsão para este ano é que sejam atendidos 30 municípios, indicados pelos promotores de Justiça das comarcas.

A ação também tem como objetivo levar acesso à justiça e conhecimento dos direitos básicos para toda a população. Além de atendimento jurídico, orientações previdenciárias, palestras e atividades educativas, onde muita gente não tem acesso por conta da rotina do dia a dia.

 Agência Móvel da Copasa

A Copasa também vai participar da ação por meio da Agência Móvel, oferecendo serviços de solicitação de ligação de água e esgoto, emissão de segunda via de contas, troca de titularidade e negociação de débitos. Além disso, serão repassadas orientações sobre uso consciente da água, informações sobre a tarifa social, Pix solidário e a entrega de material educativo sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela companhia, tais como o Pró-Mananciais, Chuá Socioambiental e o Engajar para Transformar.

Veja a programação

Terça-feira (27) – Varzelândia
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Cícero Drumond – Centro

Quarta-feira (28) – Lontra
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Princesa Isabel – Centro

Quinta-feira (29) – Ibiracatu Horário: 9h às 16h
Local: Praça José Fagundes – Centro

Fonte: TV Minas