Skip links

Nerd e Geek: iguais mas diferentes

Você com certeza tem um pouquinho de Geek, um pouquinho de Nerd ou então, um pouquinho dos dois.

Andie Carolina

Com certeza você já ouviu as expressões Nerd e Geek. E o mais provável, é que você faça parte do imenso grupo de pessoas que acreditam que essas duas palavrinhas tem o mesmo significado, ou seja, que serve para caracterizar o mesmo grupo de indivíduos. E o mais importante: você com certeza tem um pouquinho de Geek, um pouquinho de Nerd ou então, um pouquinho dos dois. Dúvida? Continue a ler esse artigo e entenda!

A origem do termo Nerd surgiu em 1954, no livro “Se Eu Dirigisse Um Zoológico”, do escritor Theodor Seuss. A história gira em torno de um garoto chamado Nerd, descrito pelo autor como esquisito e lerdo. Além disso, na maior parte do tempo, o personagem se vestia com roupas de listras azul e branca. Isso fez com que, muito rapidamente, os jovens mais conservadores fossem chamados de Nerds pela mídia.

Tendências Atemporais

Nerds costumam ser pessoas intelectuais, estudiosas e extremamente sábias em algum assunto específico. Não se importam muito com as tendências atuais, tampouco com as tendências antigas. O que eles valorizam mesmo são as tendências atemporais, sobretudo aquelas que estão ligadas ao mundo científico. A personalidade do Nerd é mais discreta, por essa razão, muitas vezes são estereotipados como pessoas antissociais, o que não é uma verdade absoluta, pois nem todos gostam de passar mais tempo em casa ou sentem dificuldades para se relacionar. Ao contrário! Justamente pela inteligência e vasto conhecimento, a conversa com um Nerd pode ser surpreendentemente interessante!

Por outro lado, a origem do termo Geek surgiu no século 19, na Europa. E ao contrário do que possam pensar, essa palavra era usada para descrever artistas circenses que ganhavam a vida fazendo as apresentações mais impressionantes possíveis. Nesta época, pessoas tidas como bobas ou loucas pela sociedade também eram conhecidas como Geeks.

Bloco Macha Nerd, no Rio de Janeiro, reúne adoradores da cultura geek (Foto: Divulgação Marcha Nerd )

Tecnologia e cultura pop

Com o passar do tempo, no entanto, o termo Geek passou a ser relacionado aos amantes da tecnologia, principalmente dos computadores. Atualmente, ser um Geek nada mais é do que ser alguém que está antenadíssimo a tudo o que é novidade. Esses indivíduos costumam amar o mundo do entretenimento e da cultura pop, além de tudo o que seja considerado uma tendência atual. No que diz respeito ao jeito de ser, os Geeks são pessoas mais extrovertidas e com certeza, estão com aquele lançamento de filme, série ou videogame, na ponta da língua.

Depois dessa rápida explicação, fica claro que apesar das semelhanças, Nerds e Geeks também são tribos diferentes, que podem ter personalidades e gostos distintos um do outro. E agora que você já conheceu um pouco mais sobre cada um destes grupos, fica mais fácil entender que nem tudo o que parece igual, de fato é. E aposto que você se identificou com um deles ou até mesmo com os dois, não é mesmo? Acredite: todos nós temos um pouco de Nerd ou de Geek (ou ambos). E não tem nada de errado nisso!

Aliás, ser Nerd, Geek ou um Nerd-Geek é tão legal que existe até mesmo uma data que celebra estes grupos. O Dia do Orgulho Nerd ou Geek é comemorado em 25 de maio. A data foi instituída na Espanha em 2006 e foi escolhida por ser o mesmo dia em que estreou o primeiro filme da saga Star Wars em 1977, o Star Wars: Uma Nova Esperança.”

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP