Skip links

No coração da cidade de São Paulo exposição gratuita conta a história do Graffiti

A mostra tem é aberta ao público de terça a domingo, até 30 de julho.

Philipe Campos

Em uma das maiores avenidas de São Paulo, na Avenida Paulista, Itaú Cultural mostra ao público uma exposição chamada de “Além da Ruas” onde conta a História do Graffiti com mais de 70 obras espalhadas em três andares.

Uma curiosidade da exposição, é que 17 artes foram pintadas diretamente nas paredes do espaço cultural. O público pode apreciar uma arte que veio das ruas como forma de protesto e se tornou arte urbana dos anos de 1960 na Europa e nos Estados Unidos, até chegar ao Brasil.

De acordo com o coordenador de Artes Visuais do Itaú Cultural, Juliana Ferreira, “o grafitti começa nas ruas, juntamente com esse movimento na música, que estava questionando algumas coisas naquele período e acho que isso continua até hoje”, explicou.

A Mostra “Além das Ruas: História do Graffiti, tem funcionamento de terça a domingo, até o dia 30 de julho, com entrada gratuita no Prédio do Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, Cerqueira César, bem no centro da grande metrópole São Paulo.

Etnias RJ – Eduardo Kobra. Foto: divulgação

Origem do Grafite

O grafite surgiu em 1970 em Nova Iorque. Quando alguns jovens começaram a marcar as paredes, com o passar do tempo essa habilidade com as latas de spray foi evoluindo.De acordo com Eliene Percília.

O grafite é uma forma de expressão artística em espaços públicos a definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

O grafite é diferente da pichação. Tanto o grafite quanto a pichação não são considerados crime se possuir autorização, normalmente no grafite, por serem artistas possuem autorização, já a pichação, normalmente não possui por ser uma forma de protesto.

Grandes nomes do grafite no Brasil

Kobra é um dos artistas mais famosos do Brasil na arte do grafite. Autor do maior mural grafitado do mundo, “Chocolate”, com 5.742 metros”. Eduardo Kobra também tem grande parte de suas obras espalhadas pelo mundo. Em contraponto ao estilo mais lúdico da dupla Os gêmeos, Kobra usa o realismo carregado de cores como marca pessoal.

Fontes: Globo São Paulo / Blog Stoodi / Trabalho de Pesquisa UNIJUI / Instagram Eduardo Kobra