Skip links

O que é o objeto gigante encontrado numa praia na Austrália?

Um objeto de metal com formato cilíndrico foi encontrado encalhado em uma praia na Austrália.

Philipe Campos

Já imaginou estar passeando pela praia e encontrar um objeto estranho que certamente não faz parte do ecossistema da praia? Isso aconteceu numa praia na Austrália, numa cidade de menos de 300 habitantes, num ponto de pescadores e relatado à polícia local.  

Um objeto de metal com formato cilíndrico foi encontrado encalhado em uma praia na Austrália, e a agência especial do país tentou descobrir qual é a origem do material encontrado.

A Agência Espacial da Austrália publicou um tuíte com a foto do objeto nas areias. A agência afirmou que sabe o que é o cilindro e disse: “Concluímos que o objeto localizado em uma praia perto da Baía de Jurien, no oeste da Austrália, é muito provavelmente um detrito de um veículo de lançamento de satélites operado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial”.

Veículos de lançamentos de satélites são um tipo de foguete que é usado para levar satélites até o espaço. Geralmente, esses veículos têm mais de uma etapa ou estágio. Cada etapa é conduzida por uma parte do veículo onde ocorre a propulsão.

Quando o combustível nessa parte se esgota, essa parte do veículo se desprende. Daí uma outra parte do veículo começa a queimar combustível, até que se esgote e se desprenda, até que o satélite alcance o espaço.

De acordo com a Agência Espacial, o cilindro encontrado na praia da Austrália é do terceiro estágio do lançamento de um satélite.  

Os destroços estão armazenados, e a Agência Espacial Australiana está trabalhando com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, que vai ajudar a determinar o que acontecerá agora e a ONU também terá papel fundamental na determinação sobre o que deverá ser feito com os detritos espaciais.

E se você encontrasse algo estranho caído do espaço, o que faria? Conta pra gente!

Fonte: Globo Mundo / BBC News / Tilt UOL