O teste do pezinho é essencial para a saúde do bebe


O Teste de Guthrie, mais conhecido como o Teste do Pezinho, é um exame neonatal, de sangue e laboratorial que busca localizar diversos tipos de doença que um recém-nascido possa ter. Ele é uma das primeiras medidas a fim de prevenir nas primeiras fases da vida.

Através da coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, é possível encontrar doenças de diversas origens, sejam elas geradas por uma infecção, aspectos metabólicos ou de origem genética.

 Fazendo o teste do pezinho no recém-nascido a família possibilita possíveis tratamentos a fim de evitar o agravamento e/ou possíveis sequelas, sendo essencial para um início de vida mais seguro e tranquilo.

Obrigatório desde 1992

O Teste do Pezinho chegou ao Brasil em meados dos anos 70, e em 1992 passou a ser obrigatório em alguns estados brasileiros, mas foi idealizado inicialmente em Portugal.

Atualmente ele é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e possui gratuidade na rede pública de saúde.

Desde 2014 todos os estados brasileiros estão habilitados a realizar o teste tanto no sistema público de saúde como no particular.

Como é feito

O teste do pezinho é um procedimento relativamente simples e que deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido. Isso acontece porque antes do terceiro dia de vida, os valores dos marcadores existentes no sangue do recém-nascido podem não ter valor diagnóstico, e após o sexto dia, alguns destes perdem sensibilidade e, consequentemente, aumenta o risco de atraso do início do tratamento (Instituto Ricardo Jorge, 2021).

O Teste do Pezinho previne diversas doenças, sejam elas geradas por infecções, aspectos metabólicos ou de origem genética como citado anteriormente.

Dentre as doenças que podem ser rastreadas estão o hipotireoidismo congênito, fibrose cística, deficiência de biotinidase, anemia falciforme e fenilcetonúria.

Após a Lei Nº 14.154, de 26 de maio de 2021, o Programa Nacional de Triagem Neonatal mudou a definição do contingente mínimo de doenças a serem rastreadas pelo Teste do Pezinho para até 50 doenças.

Por sua extrema importância na vida, saúde e bem-estar de crianças recém-nascidas, o Teste do Pezinho ganhou também uma data comemorativa. Anualmente, no dia 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. E você, já levou seu bebê para realizar o Teste do Pezinho?

Lucas Santos é graduando em Psicologia pela UNESA-NF e estudante de fotografia e tecnologia, possuindo alguns certificados nestas áreas. É um aficionado por tecnologia, Cultura Geek, Linkin Park e pelo Botafogo de Futebol e Regatas.  Desde a infância sempre gostou muito de falar e escrever. Não demorou muito
para que começasse a escrever suas próprias poesias, as quais você encontra hoje em @PoemasVivazes no Instagram. Nas horas vagas você o encontra escrevendo, jogando futebol, se entretendo com jogos online e cultura nerd ou ao lado de quem o faz bem.