Skip links

Prefeitura de Itabuna inicia concretagem de ruas no Bairro Maria Pinheiro

A técnica utilizada nas obras é a bioconstrução, técnica que agride menos o meio ambiente

Philipe Campos

Clique para ouvir a reportagem.

Na última segunda-feira (15), a Prefeitura de Itabuna iniciou as obras de concretagem de ruas do Bairro Maria Pinheiro, uma das áreas mais carentes de infraestrutura da cidade. As obras de pavimentação em concreto estão sendo executadas utilizando a técnica de Bioconstrução, ou seja, construção ecológica alternativa.

O prefeito Augusto Castro esteve nas obras acompanhado do superintendente de Serviços Públicos, Souza Lino, e do arquiteto Canrobert Almeida, responsável pelas obras de bioconstrução.

Na conversa com moradores, o prefeito ouviu o agradecimento por atender a uma demanda reprimida há mais de quatro décadas e afirmou “Enquanto gestor público é muito gratificante saber que com vontade política e planejamento podemos mudar a realidade de inúmeras famílias dos bairros mais carentes da cidade. Nestas ruas que estão sendo urbanizadas, residem famílias que há anos esperam por uma intervenção do governo municipal que lhes assegure dignidade e bem-estar”.

Além da pavimentação o bairro também será contemplado com moderno sistema de iluminação em LED e projeto paisagístico.

Fotos:Thiago Barbarruíva

O arquiteto Canrobert Almeida explicou que a técnica empregada na concretagem que se torna uma alternativa que gera uma economia significativa aos cofres públicos. “Se fossemos utilizar a técnica convencional para pavimentar com asfalto seriam gastos algo em torno de R$ 600 mil em apenas 1km de ruas. Com a bioconstrução, o investimento público para pavimentar a mesma extensão com concreto será de R$ 68 mil no máximo”.

Ele acrescentou que o projeto utiliza materiais como areia, barro e mão de obra da própria comunidade.

O pedreiro Profissional José Geraldo morador do bairro há pelo menos 20 anos comemorou as obras, “agora, graças ao prefeito Augusto Castro está chegando este grande benefício para nós, moradores”.

Quem também compartilhou sua opinião foi o Joadson Santos, que reside no local há 24 anos. “Agora será melhor o acesso para a assistência do SAMU e serviços como Coelba, iluminação pública, coleta domiciliar de lixo e transporte por aplicativo”.

Afinal o que é Bioconstrução?

Bioconstrução é uma forma de construir que busca causar o menor impacto ambiental possível. Isso é feito tanto na implantação quanto na escolha dos materiais utilizados

A bioconstrução pode ser definida como a “construção de ambientes sustentáveis por meio do uso de materiais de baixo impacto, adequação da arquitetura ao clima local e tratamento de resíduos”, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Um ambiente considerado sustentável satisfaz as necessidades presentes de moradia, alimentação e energia, garantindo a mesma suficiência para as próximas gerações.

As principais vantagens da bioconstrução são:

Redução da quantidade de resíduos gerada;

Redução do consumo energético;

Troca de conhecimentos na comunidade;

Preservação do meio ambiente.

Fontes: Prefeitura Municipal de Itabuna

Ecycle Bioconstrução