
Prefeitura de Itabuna promove oficinas do Espaço Qualifica e Roda de Capoeira
Philipe Campos
No próximo sábado (17), das 8h às 12hs, no Teatro Municipal Candinha Dória, a prefeitura de Itabuna, com apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia e o PROEX, irá realizar a primeira edição do “Espaço Qualifica” com oficina de projeto de feiras, apresentações culturais e artísticas para estudantes e toda comunidade cultural.
O circuito coordenado pelo Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSB, Professor Dr. Richard Santos, terá oficinas de capacitação, e para certificar o público-alvo atividades artísticas para a comunidade cultural do sul da Bahia também serão promovidas.
Foto: cortesia Blog do Anderson
Roda do Gueto de Capoeira
No sábado (17), a partir das 15h, a quadra poliesportiva do Bairro Vila Zara será agitada por uma programação diversificada com grupos de capoeira do município. Participações importantes como do Mestre Cardeal, de Vitória da Conquista e Contramestre Karlla Soares do grupo Urucungo, de Itabuna já são presenças marcadas e ambos farão as oficinas e apresentações do samba de roda.
A programação é aberta para o público de todas as idades.
De acordo com a diretora de Planejamento da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Bruna Setenta, “A capoeira é uma manifestação cultural muito forte na cidade, sendo considerado Patrimônio Histórico, Cultural de Natureza Imaterial do município de Itabuna, depois que o prefeito Augusto Castro sancionou a Lei n° 2.065, de dia 14 outubro de 2022”, explicou.
A capoeira é amparada pela Constituição Federal
A capoeira é símbolo da ancestralidade afro no Brasil e da força dessa matriz em nossa cultura, sendo prática que mescla luta, dança e esporte. É saber e prática tipicamente nacional, tendo sido registrada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2008. Igualmente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2014.
Essa dança-luta-esporte está no rol de manifestações protegidas pelo 1º do art. 215 da Constituição Federal, quais sejam, “as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”.
Ainda segundo a Constituição Federal:
No artigo 217 dispõe que: É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:
· A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional;
· A proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.
· O Poder Público incentivará o lazer, como forma de promoção social.
Como se observa, é dever do Estado fomentar práticas desportivas, na qual se inclui a capoeira que tem, entre suas diversas dimensões, também a desportiva, não apenas a competitiva, mas a de participação e a educacional como direito dos cidadãos.
Fontes: Prefeitura de Itabuna / Câmera dos Deputados / PL Nº 1.966-A, de 2015