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Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia o maior plano de investimentos na história da cultura carioca, mais de 300 milhões

O Setor cultural da cidade do Rio, vai receber investimento recorde de R$ 349 milhões

Philipe Campos

Na última sexta-feira (12) a Secretaria Municipal de Cultura, lançou o Plano de Investimentos Viva a Cultura Carioca, um conjunto de ações que custará R $349 milhões, o que representa o maior investimento em cultura na história da cidade. O anúncio do plano foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e pelo secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, “quero destacar a importância do setor cultural como um ativo econômico da cidade do Rio de Janeiro. Quando falamos que essa cidade tem uma enorme capacidade de inovar, criar e de construir uma identidade nacional é por levar em conta a produção cultural que nós temos aqui no Rio. Quero mais uma vez renovar o nosso compromisso com o setor e dizer que é uma enorme honra e prazer ver o povo da cultura de novo animado e mobilizado”, afirmou o prefeito.

Onde os recursos serão investidos?

A maior parte dos recursos, cerca de R$ 287 milhões, 80% do total, virá de fontes próprias da Prefeitura. O plano conta, também, com recursos oriundos de repasses da Lei Paulo Gustavo (cerca de R$ 47 milhões destinados à cidade, dos quais R$ 13 milhões irão para a Cultura e R$ 34 milhões devem ser, obrigatoriamente, investidos no audiovisual, por meio da Riofilme) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, cujo desembolso, conforme promessa do Ministério da Cultura, deve acontecer em agosto deste ano (cerca de R$ 39 milhões direcionados ao Rio).

Durante a apresentação do plano, o Secretário Municipal de Cultura Marcelo Calero disse que “esse é um plano recorde em termos de volume de investimentos. Temos que lembrar que a cultura tem a ver com a identidade e a vocação da cidade, além de ser um vetor de desenvolvimento econômico e social, que gera emprego e renda. Com a territorialização das políticas culturais, garantimos que o investimento vai chegar nas regiões da cidade que mais precisam ser estimuladas. O Rio tem uma vantagem porque a opção cultural acontece com potência e diversidade. Mas sabemos que há determinados bairros que precisam de uma alavancagem mais forte do poder público”.

O Viva a Cultura Carioca abrange dez programas, desenhados a partir das demandas dos fazedores de cultura da Cidade e da população em geral, e tem como pilares a territorialização e a democratização dos investimentos.

Um dos programas incluídos no pacote é o Pró-Carioca, Programa de Fomento à Cultura Carioca, composto de dois editais: o edital de fomento direto, que será dividido em três linhas: Linguagens (11 categorias); Diversidade Cultural (4 categorias) e Inovação (3 categorias), com investimento de R$ 42 milhões; e o edital de fomento indireto, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que este ano dispõe de R$ 70 milhões, um recorde em dez anos de existência da lei. Um detalhe: 40% dos patrocínios acima de R$ 300 mil devem ir para as zonas Norte e Oeste, exceto Barra, favelas das Zona Sul e Centro ou então a produtores/projetos que nunca conseguiram patrocínio da lei.

Os investimentos também irão contemplar projetos inéditos, continuidade de iniciativas, organizações e empreendimentos culturais. O Programa Viva o Talento. Programas de livros e leituras. Cultura do Amanhã. Os Programas Zonas de Cultura em Madureira. Programa Bastidores, Riofilme e Fundação Cidade das Artes.

Fonte: Prefeitura do Rio

Secretaria Municipal de Cultura