Skip links

Primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus é confirmado no Brasil

A presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 foi identificada nas amostras coletadas

Thais Paim

Uma nova notícia tem provocado dúvidas e incertezas na população. O Ministério da Saúde anunciou o primeiro caso confirmado de reinfecção por coronavírus do país. Segundo informações, a paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.

Os governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram responsáveis pela identificação do caso e usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que confirmou que a médica foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus.

Desde o dia 23 de outubro que o caso vem sendo investigado, a data corresponde ao dia em o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.

Entendendo o caso 

Após apresentar alguns sintomas de síndrome gripal (dor de cabeça, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho, quando foi confirmada a primeira infecção.

O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado.

Após alguns meses, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Agora com sintomas distintos, teve sensação de fraqueza, mialgia (dor muscular), cefaleia frontal (dor de cabeça) e distúrbios gustativos e olfativos (ausências de olfato e/ou paladar).

No dia 13 de outubro, foi realizado um novo teste RT-PCR, também no estado da Paraíba, e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19.

Processo de análise

Rio Grande do Norte e Paraíba, então, em conjunto, iniciaram a investigação do caso. As amostras da paciente foram encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas foi constada pelo laboratório, confirmando ser um caso de reinfecção, o primeiro no Rio Grande do Norte.

Ministério da Saúde confirmou que a Fiocruz é referência para a investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov2. 

Outros cinco casos estão em investigação, de acordo com a Sesap. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise. A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.

Os nove casos investigados são de Natal (7), São Gonçalo do Amarante e Parnamirim.