
Projeto Letras que Voam incentiva leitura de alunos do Ensino Fundamental de Itabuna
O projeto é promovido pela prefeitura municipal de Itabuna
Philipe Campos
Na manhã desta terça feira (13), a prefeitura de Itabuna juntamente com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, promovem o Projeto Letras que Voam, que têm como objetivo estimular, possibilitar, exercitar a criatividade das mais variadas formas de cultura e ricas trocas de conhecimentos através da leitura.
Esta edição acontece no Teatro Municipal Candinha Dória e seu tema principal será “Festas e Histórias Caipiras”, destinado aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Itabuna.
O projeto é coordenado pela professora Geny Xavier, também conta com o apoio da Biblioteca Plínio de Almeida que traz atividades lúdicas, interativas e artísticas, com apresentações teatrais e contação de histórias.
Teatro Municipal Candinha Dória. Foto: Pedro Dória
Importância da Leitura
Da mesma maneira que o corpo necessita de alimento para sobrevivermos, nossa mente também requer cuidados para desenvolver seu potencial.
De acordo com um dos maiores autores brasileiros, Ziraldo, “eu tenho andado pela vida falando sem parar que fora do livro não tem salvação, fico muito feliz quando alguém tem uma ideia como essa, de colocar o livro nas mãos das crianças” explicou.
Quem lê tem a possibilidade de viajar para inúmeros lugares e viver em mundos diferentes e participa de experiências que vão além do mundo real, mas que dialogam com a realidade, o que permite aprendizados e reflexões profundas.
Além disso, a leitura nos proporciona liberdade de pensamento, de informação e de criatividade, também nos permite ter empatia com personagens diferentes, pois conhecemos realidades diferentes da nossa e aprendemos a nos colocar no lugar do outro.
A leitura diária também nos permite estabelecer uma conexão entre as palavras que lemos e as que usamos oralmente e também, quanto mais vemos uma palavra escrita, mais facilidade temos para nos lembrarmos de como devemos escrevê-la, logo, quem lê com mais frequência se comunica melhor e também escreve melhor!
Ler diminui o estresse diário e nos proporciona diversão e entretenimento, imaginar os lugares ou personagens nos faz focar na história e esquecer das tarefas, além de ser um exercício de imaginação divertido.
Essa liberdade que a leitura nos proporciona nos faz pensar fora da caixa, exercitando nosso pensamento crítico e capacidade de refletir sobre conflitos.
Como já dizia Monteiro Lobato “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. “