Skip links

Quadrilha que fraudava benefícios do INSS na Bahia é desarticulada pela PF

A ação aconteceu no município de Jeremoabo, a 380 quilômetros (km) de Salvador

Por: Thaís Paim

O estado da Bahia amanheceu com mais uma resolução de crime nesta quarta-feira (02). Isso porque a Polícia Federal (PF), junto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia deflagraram a Operação Cucurbitum e conseguiram desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios do INSS.

De acordo com as informações da polícia, o grupo era especializado na prática de fraudar benefícios previdenciários e assistenciais na Bahia, mas também em outros estados.

A ação ocorreu no município de Jeremoabo, que fica a 380 quilômetros da capital baiana. Ao todo foram 11 medidas judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão.  

Atuação da quadrilha

As investigações apontam que o grupo criminoso atuava desde 2017 e fazia o uso de documentos falsos para criar pessoas fictícias que iriam obter benefícios previdenciários e assistenciais fraudulentos, na maioria das vezes de prestação continuada.

Para que a fraude ocorresse, era preciso a colaboração de pessoas que, com documentação falsa fornecida pela quadrilha, comparecia nas agências do INSS ou da rede bancária e conseguiam sacar os valores de forma ilegal.

“O valor do prejuízo estimado com as fraudes já supera os R$ 10 milhões, relativos a cerca de 150 benefícios previdenciários/assistenciais suspeitos, números estes que muito provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes”, afirmou a PF em nota.

Crimes

Os integrantes do grupo criminoso e os envolvidos vão responder por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros. A previsão é de que as penas somadas possam chegar a mais de 25 anos de prisão.

Prestação continuada

Apesar de não ser comentado tão popularmente como outros benefícios, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é bastante significativo para idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo principal do BPC é amparar pessoas à margem da sociedade e que não conseguem prover o seu sustento.