Qual o destino da sua próxima viagem?
Isabelle Carvalho
Qual é a sua viagem dos sonhos? Muitos podem ter respondido a essa pergunta com algum destino internacional. Sem dúvida, o mundo abriga lugares incríveis, com povos riquíssimos culturalmente e paisagens deslumbrantes. No entanto, é possível encontrar isso aqui mesmo no Brasil, lar de uma imensa biodiversidade, isso sem falar na cultura tão heterogênea.
Quando falamos em viajar pelo Brasil, os locais mais comuns podem incluir a Bahia, Fernando de Noronha, Curitiba e Rio de Janeiro. Mas existem outras rotas que prometem passeios inesquecíveis. Confira algumas sugestões para as próximas férias:
Floresta Amazônica
A Amazônia pode não ser a primeira ideia de viagem devido a suas paisagens exóticas, ambientes mais rústicos e atividades mais aventureiras. No entanto, a escolha é certeira. Este destino te deixará boquiaberto diante de tantas maravilhas e uma natureza estonteante. Trata-se da maior floresta do mundo somada a uma riqueza sem igual de culturas. Você pode reservar alguns dias para conhecer as capitais Manaus e Belém, mas a recomendação aqui é uma imersão na floresta.
Todavia, nesse tipo de experiência, a selva e o visitante coexistem sem que seus limites sejam desrespeitados e, ao mesmo tempo, é possível mergulhar profundamente no ambiente. Existem alguns hotéis tradicionais que irão proporcionar conforto e proximidade com o mundo natural como, por exemplo, o Anavilhas Eco Lodge, o Amazon Ecopark Jungle Lodge ou o Juma Amazon Lodge.
O Amazen Viva oferece uma “vivência amazônica” com a máxima “ouviu o chamado da floresta? Conexão ecológica. Imersão ribeirinha”. Visitas a aldeias indígenas, a praias de água doce, momentos meditativos, banhos de ervas, noites de dança, contemplação da natureza são algumas das atividades ofertadas pelo estabelecimento. Com certeza, seus visitantes sairão transformados.
Álter do Chão
Nossa segunda recomendação, no Pará, foi eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias brasileiras, na frente até de Fernando de Noronha. Suas praias constituem paisagens de belezas naturais de tirar o fôlego e tudo cercado pelo verde amazônico. Além disso, também é possível se banhar em águas doces nos rios paraenses Tapajós e Arapiuns. A melhor época para conhecer Álter do Chão é o chamado verão amazônico, de agosto a dezembro.
Os dias em Álter do Chão são ocupados com passeios a praias, rios, lagoas e florestas, comunidades ribeirinhas. A Ilha do Amor, por exemplo, é um dos principais destinos dos turistas. É uma praia com bastante infraestrutura para quem busca uma experiência mais “confortável”, como quiosques, serviços e aluguel de caiaques. Outro programa interessante é assistir ao pôr do sol na Ponta do Cururu ou na Ponta do Muretá. Algumas opções de hospedagem são a Vila de Alter, Villa Arumã Pousada, Beloalter Hotel e, para um bom custo benefício, Pousada Coração Verde.
Aurora do Tocantins
Por último, nossa terceira e última recomendação está no estado do Tocantins. Trata-se de uma cidadezinha com pouco mais de 3 mil habitantes com atmosfera bucólica. Lá encontramos o Rio Azuis com águas extremamente azuis cristalinas e é um pequeno oásis. O destino também abriga outras opções de passeios, como cavernas, cachoeiras e até dunas. A região encontra-se bem próxima da Chapada dos Veadeiros, um lugar também incrível. O ideal é combinar as duas viagens. Algumas sugestões de hospedagem são o Hotel Japão, a Pousada Carnaúba e o Serra Verde Hotel.
E aí? Gostou das nossas sugestões? Já visitou algum destes lugares? Se já, qual deles é o seu preferido?
Isabelle Carvalho é carioca, tem 27 anos, sendo graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é graduada em Cinema. Além de possuir especialização em Jornalismo Cultural, é apaixonada por cultura, cinema, ciência e atualidades.