Skip links

Quatro mil vagas de cursos de capacitação são abertos no Rio pela Secretaria da Mulher

Inscrições podem ser realizadas até o dia 13 deste mês, pela internet

A partir da última terça-feira (1), estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação oferecidos pelo Programa Mulheres do Rio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de agosto, através do endereço eletrônico:  https://linktr.ee/ProgramaMulheresdoRio

Serão oferecidas 4 mil vagas oferecidas em diversos cursos nas áreas de comércio, indústria, tecnologia, empreendedorismo e línguas estrangeiras.  O projeto é realizado em parceria com a Firjan/Senai, Senac, Aliança Empreendedora, Faculdade Estácio de Sá e Pequenos Encantos – Escola de Negócios. Desde 2021, a Secretaria da Mulher já capacitou mais de 90 mil mulheres para o mercado de trabalho.

Requisitos para inscrição

Para participar a candidata precisa ter mais de 18 anos, e morar na cidade do Rio de Janeiro. O resultado previsto das selecionadas deve ser divulgado no dia 18 de agosto

Após o período de inscrição será realizado o processo seletivo pela equipe técnica do Programa Mulheres do Rio, da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher SPM-Rio.

Todos os cursos terão início a partir de setembro com término previsto até dezembro de 2023. Cada mulher poderá se inscrever e realizar até 2 cursos, mas não poderá acumular 2 benefícios de bolsa de cursos diferentes, seja ele bolsa auxílio ou auxílio passagem.

Bolsa Auxílio e Transporte

O Programa Mulheres do Rio contempla a oferta de bolsa auxílio e/ou auxílio passagem para as alunas dos cursos presenciais selecionados, desde que as alunas cumpram os pré-requisitos elencados abaixo:

Para o recebimento da bolsa auxílio é necessário que a aluna tenha a renda per capta de até 1,5 salários-mínimos. O recebimento da bolsa auxílio está condicionado à seleção por entrevista socioeconômica realizada pela equipe técnica do Programa Mulheres do Rio.

A verba de ajuda de custo tem por objetivo minimizar a evasão e auxiliar no custeio da alimentação e materiais durante as aulas previstas neste processo seletivo, cabendo às participantes a gestão desse recurso, sem necessidade de prestação de contas por parte das usuárias.

O pagamento do valor previsto em cada período será efetuado mensalmente e está condicionado à frequência mínima de 75% (setenta e cinco) das aulas programadas para o mês de referência, prevendo o desconto progressivo à medida em que houver faltas sem abono.

O valor do auxílio-passagem deverá ser em cartão de passagem, no equivalente a 2 (duas) tarifas da passagem de ônibus municipal por dia de aula. Uma passagem ida e uma volta; O Riocard é de uso pessoal e intransferível, portanto é de total responsabilidade da aluna o cuidado, zelo, administração e manuseio do cartão.

A 1ª via do Riocard é gratuita. A partir da 2ª via do Riocard é cobrado o valor de R$4,30 (fonte: www.cartaoriocard.com.br). O prazo de chegada da 2a via do cartão é de até 18 dias úteis.

A bolsa auxílio é paga em conta bancária, de titularidade da aluna, através de transferência PIX. A chave PIX para o pagamento da bolsa auxílio é obrigatoriamente o CPF da aluna.

Fonte: Globo RJ / Programa Mulheres do Rio / Prefeitura do Rio