
R$ 60 milhões serão investidos na construção de seis novos centros de saúde em Belo Horizonte
As unidades devem ser entregues até o final do ano que vem
Philipe Campos
A prefeitura de Belo Horizonte, através do prefeito Fuad Noman, anunciou na última quinta-feira (18), a construção de seis novos centros de saúde para a cidade. O investimento será de pelo menos R$ 60 milhões de reais e deve beneficiar 77 mil moradores da capital.
O anúncio foi feito por meio do perfil oficial do prefeito nas redes sociais. As unidades serão distribuídas entre quatro regionais: 2 unidades serão no Barreiro, 2 na Pampulha, 1 no Leste e 1 em Venda Nova, de acordo com o prefeito.
Inicialmente, estava prevista a construção de mais sete centros nesse prazo. Com o anúncio, agora serão 13 novas unidades. O contrato inicial previa a construção de 50 unidades – das quais 43 já foram entregues, cinco estão em obras e duas terão início nos próximos dias. Com o aditivo, serão 56 centros de saúde.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, em média, serão realizados de 3 a 5 mil atendimentos mensais em cada nova unidade. Entre os serviços oferecidos estão:
Quais serviços serão oferecidos à população?
· Atendimento de demanda espontânea;
· Consultas eletivas;
· Serviço de vacinação;
· Coleta para exame laboratorial;
· Assistência farmacêutica;
· Dispensação de medicamentos;
· Agendamento de consultas especializadas;
· Realização de curativos;
· Sala de procedimento e observação;
· Realização de eletrocardiograma;
· Testes rápidos IST/HIV/Hepatites;
· Controle de zoonoses;
· Fale com a Equipe.
Quais equipes irão compor as unidades?
Cada unidade será composta por Equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiros, auxiliar e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, Equipe de Saúde Bucal, pediatria, clínica de apoio, ginecologia, psiquiatra, psicólogo, assistente social. Terá também o Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica, que conta com nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
A prefeitura informou que faz nomeações gradativas de médicos aprovados em concurso. Desde abril do ano passado, 619 profissionais passaram a fazer parte do quadro efetivo e mais 443 só neste ano.
Até o fechamento desta matéria a prefeitura não nos informou quais bairros serão contemplados, cronograma e o andamento das obras.
Fontes: Globo Minas Gerais
Prefeitura de Belo Horizonte