Rede hoteleira dá desconto para atrair turistas


O valor das diárias estão sendo reduzido em 50% por causa da baixa no verão devido à pandemia

Julia Vitoria

As diárias em hotéis e pousadas este ano estão mais baratas por causa da Pandemia do coronavírus. Os empresários não tiveram outra opção a não ser baixar o preço. No Espírito Santo não foi diferente, alguns hotéis deram promoção de até 50 % de desconto para atrair os turistas novamente para o estado.

Mesmo com os descontos, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo calcula que a queda no faturamento dos hotéis pode ser nem maior do que em janeiro do ano passado.

Gustavo Guimarães, presidente da ABIH-ES destaca que os preços dos hotéis estão acessíveis para atrair os clientes e que a queda não é esperada. Guarapari sempre é bastante movimentada pelos turistas, contudo esse ano teve uma queda bem considerável de pessoas. Contudo não é somente o preço que impede as pessoas de viajarem o risco de contaminação e as restrições também contam para isso ocorrer. Mesmo com um ano ruim, era esperado que no verão o número de pessoas aumentassem. O Que impactou também foi os novos horários de restaurantes e bares, e a suspensão dos shows.

O hoteleiro Fernando Otávio Campos, Membro do Conselho Estadual do Turismo fala que a época do verão responde a 70% dos lucros dos hotéis. Ele  ressalta que antes os hotéis tinham tinham 100% de ocupação, e hoje estão na locação normal,  depois de um ano com pouquíssima ocupação os hotéis neste verão estão sendo obrigadas a fazer descontos, com diárias grátis e 30% de descontos no final de semana, os hotéis não fazem isso a décadas,se por um lado isso é bom para os turistas por outro pode prejudicar os empreendedores.

Devido aos aumentos que tiveram no início deste ano como como o gás, impostos e energia, e  somado a pouca  procura de estadia e os descontos que as hotelarias estão oferecendo, o empregos dos funcionários pode estar em risco também.