Skip links

Rio Grande do Sul: o que esperar para os próximos dias

Tienne Almeida

A catástrofe no Rio Grande do Sul está sendo acompanhada pelo mundo inteiro. Um estrago de grande proporções, vidas que foram ceifadas, pessoas que perderam todos os seus bens. Mas agora, o que esperar para essa região nos próximos dias?

 A previsão do tempo é de chuva a partir desta sexta (10)

De acordo com a previsão do tempo, a partir desta sexta (10), poderá chover o dobro esperado para todo o mês, de acordo com o Climatempo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a Serra Gaúcha deverá ser a área mais atingida.

A série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que no mês de maio a média de chuva no estado gaúcho é de 140 a 180 milímetros. No litoral Sul, a média fica entre 100 e 140 milímetros.

Governo já fala sobre desinfecção da água

Há duas semanas sendo assolado por fortes chuvas, o Rio Grande do Sul apresenta mais uma preocupação, as entidades médicas alertam para o risco de aumento de doenças, como: Leptospirose, hepatite A e Tétano.

As entidades médicas orientam o consumo de água partir de fontes seguras, além disso foi divulgado nesta terça (07) recomendações que podem ajudar a minimizar os riscos de adoecimento para os moradores das cidades gaúchas. E a desinfecção da água é uma das principais recomendações. Na impossibilidade de consumir água mineral, é indicado realizar o procedimento de desinfecção caseira da água. Para isso, a orientação é aplicar a seguinte fórmula: a cada um litro de água, utilizar duas gotas de solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, deixando a mistura repousar por 30 minutos.

Para quem quiser se informar mais sobre limpeza e desinfecção de caixas d’água, embalagens, utensílios domésticos, pisos, a Abramede recomenda a leitura da “Cartilha com orientações à população quanto aos cuidados com a água para consumo humano”, elaborada pelo Ministério da Saúde.

Governador Eduardo Leite faz apelo para população não retornar para a área de risco

“Há uma perspectiva de chuvas elevando novamente os níveis dos rios. Por isso apelamos às pessoas para não voltarem aos locais de risco”, disse o governador durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (10).

De acordo com a previsão, os rios que cruzam o estado como: Taquari, Caí, Sinos e Jacuí devem voltar às cotas de inundação.

Foi divulgada nessa manhã mais ajuda a hospitais

Nessa manhã, durante a coletiva de imprensa, o governador também divulgou que serão direcionados R$ 31.6 Milhões para a rede hospitalar do estado, que vão somar aos outros R$ 10 Milhões que haviam sidos anunciados na última segunda (06).