Skip links

Rio vai homenagear Susana Naspolini e Gal Costa com seus nomes em locais públicos da cidade maravilhosa

Locais ainda não foram definidos.

Philipe Campos

De acordo com as leis que foram sancionadas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes e publicadas no Diário Oficial, a cidade maravilhosa vai brilhar cada vez mais, com lugares públicos que serão batizados com os nomes da grande jornalista Susana Naspolini e do brilhantismo da cantora Gal Costa.

De acordo com informações da prefeitura, os locais ainda não foram definidos.

Gal Costa, um legado para música popular brasileira

A cantora Gal já havia sido homenageada em 1970, quando o prefeito era Negrão de Lima, que declarou um trecho da Praia de Ipanema em frente à Rua Teixeira de Melo, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro, que ficou conhecido como as “dunas da Gal”.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, Gal Gosta foi uma das maiores cantoras do Brasil, morreu aos 77 anos. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Com 75 anos de carreira, Gal viverá para sempre através de sua música popular brasileira, que marcou e ainda marcará muitas gerações como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal” e muitas outras. A cantora também apresentou músicas inéditas ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Susana Naspolini, fez jornalismo como ninguém nunca fez

Susana Naspolini com seu jeito irreverente e alegre em fazer as reportagens do RJ Móvel ganhou o carinho de milhares de pessoas, deixando de lado o “jeito sério” de fazer jornalismo para fazer do seu jeito de forma “humanitária” como ninguém nunca havia feito antes.

Sempre com muita fé e alto astral, quando entrava ao vivo no RJ Móvel que marcou o jornalismo comunitário, ela travava uma luta incansável contra o câncer, mas não resistiu e morreu com apenas 49 anos.

Em uma de suas entrevistas para a Memória Globo, Susana disse: “Esse é o meu jeito de trabalhar, podem ou não gostar. Sou muito feliz fazendo, me sinto em casa. No outro dia, minha filha falou: ‘Mãe, sua blusa estava toda suada’. Respondi: ‘Filha, estava gravando em Bangu, meio-dia, não vai ter suor?’. Tem suor, tem o cafezinho. Se eu tiver andando e tropeçar, vai entrar o tropeço. Se eu sentar na calçada pra falar com alguém, vai mostrar. Ah, esse ângulo tem mais sol do que o outro? Não tem problema, é ali que a gente estar”.

Por onde ia, era reconhecida e ouvia pedidos para que visitasse os locais para ajudar a melhorar as condições da população.

A querida e guerreira Susana, ganhou muitas homenagens durante sua trajetória como:

– Nova escola municipal do Rio vai ganhar nome de Susana Naspolini;

– Alerj concede medalha Tiradentes à jornalista Susana Naspolini;

– Susana recebe homenagem em Caxias;

– Susana é homenageada pelo Globo Comunidade;

– Parque e creche ganham nome de Susana;

– Nome de Susana Naspolini, vai batizar praça e escola na Baixada Fluminense;

– Praça em Nova Iguaçu vai receber o nome da jornalista Susana Naspoli.

Sem dúvidas que Gal e Susana deixaram saudades a sua legião de fãs e admiradores pelo Brasil, até mundo afora, mas seus legados na música e no jornalista ficaram marcados para sempre.

Fonte: TV Globo