Skip links

Salário mínimo pode subir no ano que vem

O aumento previsto para o ano que vem era de 1.067 reais, porém um novo fator pode elevar o valor para 1.087 reais

André Lucas

Na terça-feira dia 17 de novembro a secretaria de política econômica (SPE), uma das pastas do ministério da economia, informou que o índice de Nacional de Preços do Consumidor foi alterado, e a média de inflação de 2020 ficou em 4,10%.

Em agosto desse ano o governo já tinha anunciado um reajuste para o ano que vem de 1.045 reais para 1.067 reais, esse valor era fruto do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) que na época estava 2,35 %, hoje o número já corrigido estar em 4,10 % , o que pode representar um reajuste maior no salário mínimo.

O INPC é o principal fator no reajuste do salário-mínimo, ele praticamente decide quanto vai ser esse reajuste para o ano seguinte. Com o aumento do último 3 messes, o indicador foi de 2,35% para 4,10%. O aumento considerável pode elevar o reajuste do salário em cerca de 42 reais.

Política de aumento real do salário-mínimo foi deixada de lado

Desde 2019 o governo deixa de lado a política de reajuste real do salário-mínimo, deixando apenas o reajuste parear o salário a inflação. O resultado é a garantia do poder aquisitivo, como prevê a constituição brasileira de 1989, sem aumento do poder de compra da população como acontecia nos anos de administração PTista.  

Um dos principais motivos da decisão do governo de segurar o reajuste do salário-mínimo é a previdência. Guedes ver o “rombo da previdência” como um dos principais problemas da economia interna brasileira, além da proposta de reforma da previdência, apresentada e aprovada no congresso no fim de 2019, o ministro adotou a estratégia de manter o salário-mínimo baixo para reduzir os gastos com aposentados. O salário-mínimo além de ser a base para pagamento de trabalhadores ativos também serve para trabalhadores aposentados, com o reajuste o governo aumenta o pagamento aos inativos assim gastando mais dinheiro com a previdência. Segundo dados de uma matéria do jornal valor econômico, o Brasil tem 30,448 milhões de aposentados, se reajustar o salário em 1 real, a despesa com aposentados aumenta em cerca de 360 milhões por ano.  

Sem reajuste real o poder de compra não aumenta só se mantém.

“O reajuste do salário-mínimo varia de acordo com o aumento dos preços, registrados a partir das taxas de inflação. Ou seja, os trabalhadores receberão o poder de compra de reajustado conforme o índice de inflação (aumento geral no nível de preços). Os cálculos do Dieese demonstram que mais de 49 milhões de brasileiros vivem com um salário-mínimo. Atualmente, a remuneração mensal deveria ser de mais de R$4 mil reais por mês e não R$ 1.045,00. Para cálculo do salário mínimo, o governo considera o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação do ano anterior”, diz Saulo Moreira em artigo sobre salário-mínimo.