Skip links

São Paulo registra mais de 4 mil pessoas presas em flagrante

Polícia reforça intervenções para coibir furtos e roubos de aparelhos celulares

Philipe Campos

De acordo com as imagens assustadoras divulgadas pelo Fantástico nas últimas semanas, furtos e roubos de celulares são recorrentes na Avenida Paulista e bem perto do Teatro Municipal no centro da cidade. Os crimes estão sendo cometidos por homens de bicicleta que rapidamente quando pessoas estão distraídas com os celulares na mão, simplesmente puxam os aparelhos das mãos das vítimas.

 Há cada 3 minutos acontece um roubo ou furto de um celular na cidade de São Paulo.

Um senhor que não quis se identificar, por medo de represália de bandidos que circulam no local relatou “os furtos acontecem tão rápido que em apenas alguns minutos que eu peguei meu celular, veio um rapaz de bicicleta que até parecia um ciclista comum, usando capacete e tudo, puxou o celular da minha mão e saiu rapidamente acelerando a bicicleta, essa situação é muito triste”.

Ações policiais

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, as intervenções policiais estão acontecendo. Só no período de Janeiro e Fevereiro de 2022 cerca de 4.019 pessoas foram presas em flagrante e no mesmo período deste ano 4.619 foram presas também em flagrante, ou seja um reflexo positivo das ações.

Durante uma coletiva de imprensa na sede da Segurança Pública um dado importante foi apresentado pelo Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite “o empenho das forças policiais resultou no aumento de 53% no número de prisões nas áreas que compreendem o 3° e 77° Distrito Policial, na região central da capital paulista. Em números absolutos, as operações integradas da Polícia Civil, Militar e da Guarda Civil prenderam 1.861 pessoas nos três primeiros meses do ano “, explicou.

O Secretário também destacou uma novidade. Um projeto piloto será implementado no centro da capital para reprimir novos crimes praticados por presos já condenados “o acordo de cooperação com a Justiça irá permitir que os nossos policiais durante as intervenções consultem os endereços dos condenados que cumprem pena fora das celas com objetivo de verificar se as medidas estão sendo cumpridas”.

Desde o dia 28 de março, a Secretaria também vem desenvolvendo na região central a operação Impacto Centro Choque de Ordem, e já deteve 35 pessoas, sendo 5 adolescentes e 6 procurados pela Justiça. Também foram recuperados 23 aparelhos eletrônicos, entre relógios e celulares, e mais de 4 mil apreendidos. 

A Diarista Márcia Avelino, de 45 anos, passa todos os dias pela Sé. Bairro que registrou mais de 10 mil crimes no ano passado “preciso passar por aqui todos os dias para trabalhar, mas tenho muito medo de ser assaltada, então ando sempre com a bolsa agarrada ao corpo, evito muito usar o celular da rua, enfim cuidado nunca é demais” explicou.

A Polícia Civil também tem atuação importante através da Operação Resgate, que já prendeu 96 pessoas e ainda recuperou 91 aparelhos celulares.