Secretária Andrea Castro fala sobre a capacitação e inserção dos catadores


Marcelo Carvalho

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, destacou a importância do curso de capacitação para a inserção dos catadores de recicláveis no mercado de trabalho. “Acredito que a seja obra social mais importante do nosso governo, pois a dignidade desses catadores foi resgatada”, comemorou.

Ela lembrou que essas famílias viviam em condições subumanas, em local insalubre, sujeitas a todo tipo de doenças. “Encerramos o lixão. Hoje, a entrega dos certificados aos catadores de recicláveis os qualifica como agentes coletores de resíduos”, disse a titular da Promoção Social (Semps), acrescentando que foi a primeira capacitação, com a metodologia do programa de coleta seletiva Cataforte, do Governo Federal.

A secretária lembrou que o lema da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza é ‘Cuidar de você’, ou seja cuidar de todos aqueles que necessitem de amparo e acolhimento. Andrea Castro agradeceu ainda o esforço conjunto das demais secretarias municipais envolvidas no projeto como Planejamento, de Infraestrutura e Urbanismo e de Governo com a participação da Biosanear e da CVR Costa do Cacau, equipe multidisciplinar e do consultor André Dantas.