Skip links

Secretário de Saúde da Bahia anuncia abertura de 170 leitos de UTI Covid

Ampliação das testagens e protocolos de segurança para o verão estão entre as ações adotadas pelo governo

Thais Paim

Novas medidas do Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19 foram anunciadas pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (07). Segundo ele, a previsão é de que sejam abertos 170 novos leitos de UTI, sendo 130 em Salvador.

Outra ação desempenhada pelo governo é a ampliação das testagens, além de determinar protocolos de segurança para o verão em todo o estado.

“O verão da Bahia exige de nós, baianos e turistas, atenção e direcionamentos claros quando o assunto é a prevenção da Covid-19”, afirmou Fábio através das suas redes sociais.

Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) e atenderão pacientes da capital e do interior, através do sistema de regulação. Além dos leitos da capital, a Sesab viabiliza a abertura de UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.

“O governador Rui Costa autorizou a Secretaria da Saúde do Estado a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente, em unidades da capital e do interior, assim como ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima”, explicou o secretário.

Fábio falou sobre o cenário da pandemia na Bahia e avaliou que nas últimas semanas foi possível notar o aumento consistente no número de casos do novo coronavírus, o que resultou na elevação nas taxas de ocupação hospitalar para um nível que não é considerado seguro.

Testagem em massa e protocolos de segurança

Além da ampliação dos leitos, o titular da pasta da Saúde anunciou outras medidas para combater o avanço da Covid-19. Uma delas é a ampliação do diagnóstico através da testagem RT-PCR, que é considerado o padrão ouro na detecção do coronavírus.

Todos os municípios estão recebendo kits de coleta para fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) recebeu um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados, a partir dessa terça-feira (8), e vão ampliar a capacidade de processamento de amostras em mais de 1.000 testes diários.

Outra medida anunciada foi a divulgação pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), de protocolos sanitários para o verão. Dentre as recomendações, está: a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, incentivando que o uso de salões fechados seja evitado.