Skip links

Sem dores de cabeça para alugar um imóvel

Lucas Santos

Alugar um imóvel é algo que ainda gera muitas dúvidas e transtornos para as pessoas. Afinal, o que devemos fazer para não termos dores de cabeça nesse tipo de transação? Pensando nisso, decidimos separar algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de fechar o seu contrato.

Primeiramente, se você pretende locar um imóvel para morar, temporada ou instalar a sua empresa, é necessário planejar. O planejamento de cada passo é crucial para que haja um caminho a ser seguido. Este caminho, por fim, resultará em uma experiência mais tranquila. Separamos algumas dicas para auxiliá-los nessa importante tarefa.

Entenda sua necessidade

Identifique qual o tipo de imóvel você precisa. Vale destacar que, cada um deles possuirá suas próprias características, sendo elas que definirão a urgência e darão base a sua escolha. Portanto, pense bem antes de iniciar suas pesquisas por imóveis.

Verba para alugar o imóvel

Ter em mãos o orçamento para alugar o novo imóvel é uma grande prioridade.

Verifique suas condições e faça os cálculos para se assegurar que terá condições de arcar com os custos do imóvel. É preciso lembrar também das outras finanças para não se endividar.

Busque também sempre manter com alguma folga financeira. É ela quem te trará mais segurança em momentos de imprevisto.

Região onde o imóvel está localizado

Tenha em mente em qual bairro deseja se estabelecer. Caso você queira um imóvel para temporada, com certeza irá procurar um local mais  tranquilo para poder relaxar.

Sendo assim, certamente você não irá querer alugar um imóvel no centro da cidade. O mesmo vale para vias movimentadas.

Essa correlação também acontece com o imóvel comercial. Se você quiser um, provavelmente não irá querer que ele seja isolado de tudo e todos, por exemplo.

Encontrando um imóvel para alugar

Atualmente há diversas formas de encontrar imóveis para alugar. Além de haver as corretoras, há também diversos anúncios espalhados pelos próprios locadores.

Essa divulgação pode ser feita com placas publicitárias pela cidade, no imóvel, jornais, redes sociais e diversos outros locais.

É importante estar sempre atento ao seu redor e, se possível, conversar com outras pessoas sobre. Desse modo você encontrará mais rápido um imóvel para alugar.

Não escolha qualquer imóvel. Busque sempre sua segurança! Vale destacar que se procurar imóveis apenas pelo custo, há a possibilidade de se deparar com locais perigosos, má estrutura ou problemas sociais nos arredores.

Antes de fechar o negócio, visite o imóvel e observe sua estrutura e vizinhança. Se possível, converse com moradores ou outros comerciantes com negócios por perto.

Documentação necessária

Ao assinar o contrato é importante ler todas as informações com calma. Desse modo você assegurará sua segurança financeira e entenderá outros termos do locador.

Observe detalhes de obras e manutenções, cláusulas de renovação ou cancelamento de contrato, multas e demais detalhes.

Não consegui alugar um imóvel sozinho, e agora?

Por fim, caso não encontre algo sozinho, há ainda as imobiliárias. Procure empresas idôneas e corretores de imóveis. Eles poderão lhe oferecer as melhores e mais seguras opções de acordo com sua necessidade, podendo fazer o trabalho de pesquisa por você. Desse modo, mostram-se como uma excelente alternativa à procura independente.

E aí, preparado para encontrar seu imóvel dos sonhos?

Lucas Santos é graduando em Psicologia pela UNESA-NF e estudante de fotografia e tecnologia, possuindo alguns certificados nestas áreas.

É um aficionado por tecnologia, Cultura Geek, Linkin Park e pelo Botafogo de Futebol e Regatas. Desde a infância sempre gostou muito de falar e escrever. Não demorou muito para que começasse a escrever suas próprias poesias, as quais você encontra hoje em @PoemasVivazes no Instagram.

Nas horas vagas você o encontra escrevendo, jogando futebol, se entretendo com jogos online e cultura nerd ou ao lado de quem o faz bem.