Sisu abre inscrições a partir de hoje


Marcelo Carvalho

O Sisu 2022, programa que oferece vagas no ensino superior público do Brasil, começa a receber inscrição nesta terça, dia 15. Confira que horas abre e como fazer

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 programa que oferece vagas em instituições de ensino superior públicas do país – começa a receber inscrição nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro (15/02). Assim como no Sisu 2021, o horário de abertura das inscrições também deve ocorrer a partir de meia noite. O encerramento será no dia 18 de fevereiro, até as 23 horas e 59 minutos.

Durante esse período, serão ofertadas 221.790 vagas para instituições federais e estaduais e mais de 6 mil cursos, cabendo ao estudante escolher a opção que lhe dará mais chances de aprovação.
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Quem pode fazer a inscrição

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que teve resultado conhecido no último dia 9. No entanto, a seleção só é válida para participantes que não obtiveram nota zero na redação ou aqueles que fizeram o exame na condição de treineiro — isto é, no segundo ano do ensino médio. 

Passo a passo de como fazer a inscrição

  1. Para se inscrever na página do Sisu, clique em “Fazer inscrição”. Em seguida, você será direcionado para uma próxima tela. Quando estiver nela, clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.
  2.  Confirme seus dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.
  3. Direcionado para a tela de inscrição, você pode escolher até duas opções de curso. As vagas podem ser pesquisadas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. 
  4. No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.
  5. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  6. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo.

Cronograma de data 

Ficar atento as datas do processo seletivo são essenciais. Sendo assim, acompanhe abaixo o cronograma completo do Sisu 2022:

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera
  • A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Nota de corte e pesos diferentes

A nota de corte de cada curso é calculada pelo Sisu uma vez ao dia. O cálculo se baseia no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Por meio da nota de corte, o candidato consegue acompanhar a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A lista de selecionados só é divulgada ao fim do período de inscrição.

Vale ressaltar que algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Sendo assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.