Skip links

Star Wars: um fenômeno mundial

Franquia acumula a impressionante marca de 1 bilhão em bilheteria.

Andie Carolina

Em maio de 1977, um filme que misturava humanos, robôs e diferentes criaturas fazia a sua estreia no mundo do cinema. Tratava-se de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, assinado por George Lucas. Inicialmente desacreditado pela crítica especializada, pela mídia hollywoodiana e até mesmo pelo público, o longa acabou calando muitas bocas ao fazer um estrondoso sucesso e acumular a impressionante marca de 1 bilhão em bilheteria. Com isso, entrou para a história como a segunda maior arrecadação nos Estados Unidos de todos os tempos, perdendo apenas para E o Vento Levou. Mas longe de ser um êxito passageiro, Star Wars se tornou pioneiro em diversos aspectos e definiu boa parte do caminho a ser percorrido por toda indústria cinematográfica ao longo dos anos.

Um exemplo disso, é que antes de Star Wars, não era comum a criação de sequências para os filmes, por mais bem-sucedidos que eles fossem. Hoje essa é uma das estratégias mais usadas pelos produtores e com toda certeza, uma das mais rentáveis. Uma outra coisa antes rara, mas que se popularizou graças ao sucesso deste universo muito, muito distante, foi a criação de produtos licenciados. Além dos filmes, hoje os fãs podem colecionar livros, histórias em quadrinhos, séries de animação e jogos. Como se fosse pouco, a saga ainda originou a abertura de um hotel de luxo na Flórida, o Star Wars: Galactic Starcruiser e diversos parques temáticos. Ademais, essa trilogia ainda carrega o título de ter sido a primeira produção em utilizar o sistema de som Dolby Stereo no cinema.

Com figurinos, cenários, efeitos especiais e trilha sonora impecáveis, Star Wars se tornou queridinho na cultura popular mundial. Afinal, que garota nunca quis ser parecida com a Princesa Leia, imortalizada pela lendária e inesquecível Carrie Fischer? Que garoto nunca quis usar as icônicas armas Jedi e os inconfundíveis Sabres de Luz? Que outro filme produziu um vilão tão amado e reverenciado quanto Darth Vader?

“Que a Força esteja com você”

Conhecido como um dos primeiros e hoje como um dos maiores Fandons do mundo, os fãs de Star Wars realmente não brincam em serviço.  A devoção é tão grande, que eles chegaram a criar uma data comemorativa para celebrar o amor que sentem por essa produção: 4 de maio, o Dia Star Wars.

A data é uma referência à frase “May the force be with you” (“Que a força esteja com você”), dita pelos jedis desde o primeiro filme da saga. A primeira comemoração aconteceu em 2011 no Canadá e desde então, se repete a cada ano, com fãs agitando as redes sociais e promovendo eventos em diversas partes do mundo.

´

Uma curiosidade sobre os fãs brasileiros de Star Wars é que alguns dos nomes mais escolhidos para animais de estimação são inspirados nos personagens da saga. Centenas de pais de pets no Brasil costumam batizar seus filhos de quatro patas como Luke, Chewie, Yoda, Anakin, Padmé, Obi, Kylo e Han. Muito legal, né?

Mais de 40 anos depois do lançamento, Star Wars além de continuar a ser um fenômeno entre as mais diversas gerações, também continua a ser extremamente rentável para o seu criador. Em 2012, por exemplo, George Lucas faturou 4 bilhões de dólares ao vender os direitos de exibição da saga para a poderosa Disney. E os fãs agradecem! Pois graças a isso, toda a franquia está disponível no aplicativo Disney Plus.

E aí? Que tal comemorar o mês de Star Wars maratonando toda a história?

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP