
Supervia: saiba tudo sobre a empresa de trens que está decretando falência no Rio de Janeiro
Tiene Almeida
Desde o ano de 2021, a Supervia entrou em processo de recuperação judicial. A empresa alega prejuízos que chegam a R$ 1,2 bilhão, relacionados ao período da pandemia em que houve congelamento de tarifas e outros problemas de segurança pública.
Cláudio Castro foi intimado pessoalmente a prestar esclarecimentos à justiça
O governador do Estado do Rio de janeiro, Cláudio Castro, foi intimado pessoalmente na manhã desta terça (14), no Juízo da 6º vara empresarial do Rio de janeiro. Ele terá até cinco dias para se manifestar a respeito do processo de recuperação judicial da empresa Supervia. Essa determinação da justiça ocorreu após a concessionária entrar com ação judicial com um pedido de indenização ao governo Fluminense falência, caso não haja reestruturação no contrato da concessão.
O que a concessionária está cobrando do governo
Na ação judicial a concessionária cobra do governo estadual pagamentos pendentes de gratuidades não ressarcidas e de compensações financeiras com gastos de ações de vandalismo, como furto de cabos e o congelamento das tarifas entre os anos 2021 e 2023. De acordo com a concessionária houve uma diminuição significativa de passageiros por conta da pandemia que começou no mundo em 2019 e no Brasil em 2020.
Não há qualidade no serviço prestado
Diariamente os passageiros encaram os vagões lotados e atrasos nas viagens, sem contar que problemas como a paralisação por causa do furto dos cabos nos trilhos. Castro afirmou que ainda não foi citado e que entende que a Supervia deve explicações ao poder público.