Teatro Popular de Ilhéus apresenta Cine Incidental e Observação do Céu na Praça do Pontal
Marcelo Carvalho
No próximo sábado, dia 11 de junho, às 19 h o grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) volta à Praça São João Batista, no Pontal, em Ilhéus, para apresentar sessão inédita do Projeto Cine Incidental, com a exibição de curta-metragem da época do cinema mudo, “Viagem à Lua” (1902) de Georges Méliès, acompanhada pelos músicos Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa que se revezam em vários instrumentos para tocar ao vivo uma nova e original trilha sonora.
Nesta mesma noite, logo após o término do filme, o Observatório Astronômico da UESC (OAU) montará telescópios na praça para OBSERVAÇÃO DO CÉU, tendo como destaque a Lua que estará em sua fase crescente.
Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa em cena no Cine Incidental Crédito da foto – Acervo TPI
Viagem à Lua
Segundo a professora Chiara Ferrari, da Universidade da Califórnia – Los Angeles, Méliès cria um filme que merece um lugar de destaque entre os ícones da história do cinema mundial.
Apesar do seu estilo surreal, Viagem à Lua é divertido e inovador, conseguindo combinar os truques do teatro com as infinitas possibilidades da mídia cinematográfica.
Apesar da simplicidade dos seus efeitos especiais, o filme costuma ser considerado o primeiro exemplo de cinema de ficção científica. O pioneirismo de Méliès abriu as portas para os cineastas do futuro expressando visualmente sua criatividade de maneira completamente alheia aos filmes da época.
Atração para todos os públicos
Criado em 2009, o Observatório Astronômico da UESC tem o propósito de difundir a Astronomia na região Sul da Bahia com atividades de observação do céu, minicursos e produção de material voltado ao ensino das ciências.
Quem comparecer ao evento do TPI neste sábado poderá contemplar por meio dos telescópios a imagem do contraste entre luz e sombra que revela imensas crateras e montanhas na superfície lunar. Oportunidade única para crianças e adultos de todas as idades presentes na praça experimentarem um pouco do fascínio do astros e conhecerem um pouco mais do mundo que nos cerca.
.O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.